IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 sinais de que você está pronto para assumir um cargo de alta gestão

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

07/11/2016 11h31

Estar pronto para liderar uma equipe e assumir um cargo de alta gestão exige comprometimento e esforço. Se você acha que está na hora de alavancar sua carreira e que assumir mais responsabilidades não é um problema, talvez você seja um profissional preparado para crescer e que é indispensável na sua empresa. 

Assim, o site Fortune.com elencou cinco sinais que mostram que você está pronto para assumir um cargo de alta gestão. Confira:

1) Você quer mais responsabilidade, não mais crédito

Os executivos que estão prontos para assumir cargos de alta gestão devem ter “um senso de responsabilidade tanto para resultados pessoais como profissionais", afirma Todd Averett, presidente da Leading People Partners, uma empresa de coaching executivo.

Um componente-chave dessa responsabilidade envolve colocar os resultados da sua empresa na frente dos seus próprios resultados profissionais. Você tem que trabalhar a fim de remover os obstáculos financeiros, operacionais ou políticos para que sua equipe possa produzir bons resultados.

O desejo pelo cargo de alta gestão não deve ser uma questão apenas de satisfação pessoal, mas também deve ter uma motivação para impulsionar sua empresa e trazer bons resultados. É acreditar que com você no comando isso será possível, confiar no seu trabalho.

2) Você é capaz de incentivar sua equipe a atingir bons resultados

"Os líderes inspiram e motivam as pessoas", afirma David Nast, consultor executivo e diretor da Nast Partners. "Eles sabem como comunicar um objetivo comum de uma forma convincente para incentivar a equipe e assim inspirar confiança e cooperação", diz.

Você vai saber se suas habilidades de networking são boas se conseguir se comunicar por escrito e verbalmente de forma "transparente, sucinta e objetiva", diz Nast. "Quanto mais clara e simples a mensagem for, mais rápido as pessoas vão entender e cooperar. Você deve ser capaz de passar a mensagem em um pequeno parágrafo e inspirar sua equipe a dar continuação no trabalho", explica.

3) Você é um estrategista  

Uma das principais responsabilidades de um líder é ter em mente o panorama geral das situações, e organizar cada parte para que no conjunto todas funcionem.

É como se fosse um tabuleiro de xadrez: tudo é sobre antecipar as ações do seu oponente e reagir em conformidade. Você deve estar apto a prever obstáculos e removê-los antes que eles afetem negativamente a sua equipe.

"Os obstáculos podem ser financeiros, operacionais, políticos ou de qualquer outra natureza", diz Nast. Às vezes, essa organização requer a remoção de obstáculos de um departamento para dar prioridade para outro. Se você tem a vantagem de enxergar o conjunto e organizar esse sistema, você tem os ingredientes para um cargo de alta gestão.

4) Sua opinião é valorizada

Sua opinião é sempre considerada quando se trata de decisões de seu departamento? É um sinal de que está no caminho certo para assumir um papel mais importante.

"Quando o CEO pede e atende o seu conselho, sugere que você tem uma visão única sobre os problemas da empresa e a capacidade de oferecer soluções", diz Averett. "Ele confia na sua competência, acredita nas suas decisões e sabe que você vai entregar resultados", afirma.

5) Você é confiável até em um momento de crise

Não há melhor maneira de testar a capacidade profissional de alguém do que em uma crise. Uma empresa depende de líderes que permanecerão calmos, conscientes e capacitados a lidar com dificuldades durante situações sensíveis e de alta pressão.

Talvez você tenha visto a sua empresa passar por momentos difíceis, seja com problemas de relacionamentos para fechar um negócio, até uma crise - e demonstrou um posicionamento firme e positivo a fim de ajudar a resolver o problema.

Esse é outro bom sinal: o peso de responsabilidades extras nas suas costas não fazem você abaixar a cabeça. Muito pelo contrário. Momentos assim fazem você encontrar maneiras de incentivar a equipe, mostrando que, apesar de tudo, é possível aprender com as falhas e dificuldades.