IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer investir R$ 5.000 por um ano? Veja dicas de especialistas

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

14/11/2016 11h50

SÃO PAULO – Uma leitora disse que possui R$ 5.000 na caderneta de poupança e gostaria de colocar esse valor em uma aplicação mais rentável pelo prazo de um ano.

Segundo assessores de investimentos, existem aplicações bem melhores que a caderneta de poupança com risco igualmente baixo. Segundo eles, com a taxa de juro em 14% ao ano, o ideal é escolher aplicações pós-fixadas atreladas à Selic (taxa básica de juros) ou ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que também oscila muito próximo da taxa básica de juro.

Para o assessor de investimentos Daniel Guedine Serafini, uma das melhores opções para esta quantia é o Tesouro Selic, título público federal negociado por meio do programa Tesouro Direto. “Capital de curto prazo (um ano) não deve ser investido em ativos de risco. O Tesouro Selic (ou LFT) é o único título do Tesouro Nacional que não proporciona perdas independentemente do comportamento da taxa de juros. Então, prefira esse título”, aconselha o assessor.

“Além disso, através do Tesouro Direto você consegue investir em frações dos títulos públicos o que permite investir pequenos montantes, inclusive pequenos aportes mensais”, continua Serafini.

A assessora de investimentos Salete Cristina Carlos concorda que esta é uma das melhores escolhas para a leitora. “O Tesouro Direto rentabiliza mais que a poupança e tem boa liquidez, caso você precise resgatar antes do vencimento do título”, diz.

Saiba mais sobre o Tesouro Selic

O papel é indicado para o investidor conservador que deseja correr o menor risco possível, para quem pode precisar do dinheiro a qualquer momento e para aqueles que acham que a Selic vai aumentar durante o período de investimento.

Não há volatilidade nem possibilidade de perda no valor do título, já que a taxa é pós-fixada e paga algo muito próximo à Selic.

A cada dia que passa, o investidor que comprou um título Tesouro Selic recebe uma pequena remuneração.  Como o risco de mercado praticamente não existe, muitos usam este título como um colchão de liquidez – ou seja, para guardar aquele dinheiro que pode ser usado a qualquer momento.