IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil eleva status sanitário na produção de aves

22/11/2016 11h03

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  concedeu, pela primeira vez, o certificado oficial de Compartimento de Reprodução Livre de Influenza Aviária e da doença de Newcastle a três filiais da empresa COOB Vantress Brasil. A medida é importante pois aumenta o status sanitário das aves do país. 

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior exportador de carne de peru. Atualmente, o país é certificado como livre de Newcastle e Influenza aviária o que permite que, na eventual ocorrência de um foco, o governo possa definir estratégias para certificar uma zona livre.

Segundo informações da Agência Brasil, agora com a certificação da COOB, em casos de emergência em que o surto possa se disseminar para outros locais para além da zona, é possível manter compartimentos que seriam ilhas produtivas em funcionamento, mesmo em casos de surto.

“O certificado é uma garantia que o Brasil agora tem de que, se algum problema surgir, nós teremos como conviver sem sair do mercado. A venda de aves pelo Brasil é algo em torno de US$ 8 bilhões. Queremos estimular também outras empresas para que acelerem esses processos", disse o ministro da agricultura, Blairo Maggi.

Duas outras empresas do setor, a JBS e a BRF, estão no processo de adequação para conseguir o selo. 

A Influenza Aviária e a doença de Newcastle, altamente contagiosas, podem causar impactos não apenas à saúde animal e socioeconômicos, mas também à saúde pública. São doenças de notificação obrigatória e imediata, em até 24 horas após a confirmação. A influenza Aviária é uma doença exótica no território nacional, enquanto que a doença de Newcastle teve suas últimas ocorrências em 2006, em propriedades com aves de subsistência.