5 comportamentos muito comuns que impedem que você seja um milionário

  • Thinkstock

SÃO PAULO – O jornalista americano Napoleon Hill dedicou sua carreira a estudar mais de 500 milionários que construíram suas fortunas sozinhos até lançar um livro sobre o assunto em 1937.

O site "Business Insider" compilou vários fatores listados por ele que impedem as pessoas de serem ricas e são válidos até hoje. Confira cinco desses comportamentos a seguir.

1 – Não ser ambicioso o suficiente

Você deve mirar acima da mediocridade. O autor diz: "não há esperança para a pessoa que é tão indiferente que não quer seguir em frente na vida, que não está disposta a pagar o preço".

A riqueza não aparece simplesmente, você deve trabalhar com paciência e persistência. Um ótimo ponto de entrada é investir seu dinheiro e o quanto antes você fizer isso, melhor, uma vez que conseguirá se beneficiar do poder dos juros compostos no processo.

2 – Não investir adequadamente em educação

Só o diploma universitário não basta. Conhecimento é apenas poder potencial e não se tornará algo útil enquanto não for aplicado na sua vida. "Educação consiste não apenas em conhecimento, mas em conhecimento aplicado. As pessoas são pagas não apenas pelo que sabem, mas, mais particularmente, pelo que fazem com o que sabem", diz Napoleon.

Assim, sempre aprenda e aplique o que souber em todas as áreas da sua vida, incluindo nos investimentos.

3 – Falta de disciplina

A disciplina precisa vir através do autocontrole. Isso significa que você precisa ficar de olho em suas características negativas e também controlar você mesmo. Se você não conseguir fazer isso, dificilmente conseguirá ficar rico.

Nessa equação, entram vários fatores, incluindo o de gastar menos e investir mais, que, apesar de muito simples, não é seguido pela maior parte das pessoas.

4 – Procrastinar

O jornalista afirma que procrastinar é uma das causas mais comuns do fracasso. "Muitos de nós passamos pela vida como um fracasso porque estamos esperando o 'tempo certo' para fazer algo que valha o esforço. Não espere, o tempo nunca será ideal", ele comenta.

Assim, é melhor começar os planos o quanto antes, quanto mais cedo você investir, mais vai se aproveitar dos juros compostos, por exemplo.

5 – Falta de persistência

Muitos de nós somos bons em começar coisas, mas somos ruins em terminar aquilo que começamos, Hill escreve. As pessoas tendem a desistir nos primeiros sinais de derrota. O ideal é não desistir daquilo que quer.

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo, eventualmente, lidaram com fracassos sérios em suas carreiras. Assim, aprenda com seus erros e siga em frente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos