IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Impacto do Google no Brasil foi de R$ 37 bilhões e até 430 mil empregos em 2015

13/12/2016 09h21

SÃO PAULO – Empresas e criadoras de conteúdo que contratam serviços do Google contribuíram com a criação de até 430 mil empregos e movimentaram R$ 37 bilhões no Brasil em 2015, de acordo com um relatório da Deloitte divulgado para a imprensa nesta segunda-feira. O estudo foi encomendado pelo próprio Google.

Nesses serviços Google entram plataformas como o Adwords, sistema de anúncios ativados por palavras-chave; o AdSense, que paga por conteúdo online; e o YouTube, cujos criadores movimentaram mais de R$ 400 milhões no ano passado, seja em vídeos ou em outros tipos de produtos, de acordo com a Deloitte.

Os dados do mesmo relatório, chamado Impacto Econômico do Google, em 2015, estimam que pequenas empresas usuárias do Adwords obtêm um retorno bruto sobre a publicidade de R$ 3,40 a R$ 8,00.

No caso do AdSense, que engloba também o serviço Doubleclick Ad Exchange, foi gerado em até R$ 1,2 bilhões em valor econômico, disse a pesquisa. As ferramentas do Google que remuneram por cliques em anúncios em plataformas de conteúdo são usadas por usuários que vão desde pequenos blogueiros até grandes editoras, como a Abril.

Globalmente, o Google teve crescimento de 20% no terceiro trimestre de 2016. Anúncios em smartphones e no YouTube foram alguns dos grandes responsáveis pelo aumento na arrecadação da companhia, cuja receita chegou a US$ 22,45 bilhões.