Topo

Moedas - Iene sobe em meio a preocupações comerciais; iuan continua em destaque

12/08/2019 10h36

O iene japonês, moeda porto-seguro, subiu na segunda-feira na Ásia em meio a preocupações em torno da guerra comercial sino-americana.
O par USD/JPY caía 0,45% para 105,19 às 10h33.
Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não estava pronto para fazer um acordo com a China e até mesmo colocou em dúvida as negociações comerciais programadas para setembro.
Enquanto isso, o iuan chinês permaneceu no centro das atenções depois que o Banco Popular da China (PBOC) estabeleceu a referência oficial de 7,0211 por dólar na segunda-feira, mais forte do que os analistas esperavam e em sua terceira sessão consecutiva acima de 7 iuan por dólar.
O par USD/CNY foi negociado pela última vez em 7,0628, um aumento de 0,03%.
Na semana passada, o Tesouro dos EUA anunciou que rotulou oficialmente a China como um manipulador de moeda depois que Pequim permitiu que o iuan se desvalorizasse para mais de 7 por dólar pela primeira vez desde 2008. Peter Navarro, assessor comercial da Casa Branca, advertiu que Washington responderá vigorosamente se a China continuar a enfraquecer sua moeda para combater os efeitos das tarifas impostas pelos EUA.
O PBOC negou mais tarde que estaria desvalorizando deliberadamente a moeda chinesa.
As medidas da China "alimentaram temores de uma política de desvalorização competitiva, colocando pressão sobre outras moedas asiáticas", escreveram os analistas da consultoria de risco Eurasia Group em nota citada pela CNBC.
O artigo observou que a China provavelmente não permitirá nenhuma depreciação rápida da moeda chinesa, já que "uma desvalorização substancial levaria a saída de capital e criaria uma aposta no mercado sobre novas depreciações, como observado em 2015 e 2016".
A China gostaria de manter o ritmo gradual de depreciação em relação ao dólar, acrescentaram os analistas. "O banco também terá o cuidado de não permitir que o iuan se deprecie de forma sustentada contra uma cesta de moedas mais ampla".
O par AUD/USD e o par NZD/USD permaneceram praticamente inalterados em 0,6788 e 0,6470, respectivamente.

Mais Economia