IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

StockBeat: Mercados Europeus estendem recuperação com notícias políticas

19/08/2019 14h18

Por Geoffrey Smith

Os mercados acionários da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, apesar de estarem apoiados somente pelas palavras do presidente Donald Trump e sua equipe sobre a guerra comercial com a China, e de autoridades do governo alemão insinuando possíveis medidas de estímulo fiscal para a maior economia da zona do euro.

Às 7h, a referência, o Euro Stoxx 600 subiu 1.14%, enquanto o FTSE 100 do Reino Unido avançou 1.02% e o Dax alemão teve ganhos de 1,32%.

O FTSE MIB italiano teve o melhor desempenho durante a manhã na esperança de que um novo governo possa ser montado para aprovar o orçamento para o próximo ano sem a necessidade de novas eleições.

No entanto, Helen Thomas, CEO da consultoria Blonde Money em Oxford, observou que o ímpeto político permanece com o Partido Lega, de direita, de Matteo Salvini, e que um novo governo liderado por ele continua sendo o resultado mais provável.

"Se uma desacreditada coalizão ou um grupo de tecnocratas tiver que levar a Itália através de seu processo orçamentário, o sentimento anti-establishment só aumentará", disse Thomas em um breve discurso.

Se tudo continuar igual, isso significaria que um rali de alívio para as ações italianas poderia ser de curta duração, uma vez que sua disputa orçamentária com a UE seria apenas adiada, em vez de resolvida. No entanto, há um lado positivo para comprar mesmo por alguns meses, já que isso poderia ser tudo o que é necessário para que o cenário orçamentário mais amplo na Europa mude.

No fim de semana, o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, deu dicas sobre o afrouxamento da carteira de Berlim para apoiar uma economia que está desacelerando drasticamente sob os efeitos da guerra comercial EUA-China.

Frederik Ducrozet, um estrategista da Pictet Asset Management, observou que os comentários de Scholz eram deliberadamente vagos "mas, de qualquer maneira, o gênio fiscal está fora da garrafa e os mercados estão ouvindo", disse ele via Twitter.

Em um dia leve para os dados, as ações de construtoras de imóveis novos e corretagem de imóveis do Reino Unido tiveram desempenho superior após sinais de vida no Rightmove House Price Index, o que sugeriu que o principal mercado de Londres pode estar no fundo do poço. O corretor de imóveis Foxtons subia 3,4%, enquanto as construtores de luxo Redrow e Berkeley subiam 1,0%.