IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Construtora da Odebrecht consegue seguro-garantia com a Mapfre para obra no PR

28/08/2019 15h40

A construtora OEC, braço da Odebrecht que não faz parte da recuperação judicial, conseguiu com a seguradora espanhola Mapfre a contratação do seguro-garantia para a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), que liga Curitiba à cidade de Rio Branco do Sul. A apólice é de R$ 90 milhões, o que representa 5% do valor total do contrato. As informações são da edição desta quarta-feira da Coluna do Broad, do jornal O Estado de S.Paulo.

O seguro-garantia é uma exigência legal para a empresa que vence uma licitação, avalizado que a obra será realizada. A expectativa é que a duplicação tenha início em setembro. O ponto positivo foi que construtora conseguiu obter o seguro mesmo em meio às negociações de reestruturação de suas dívidas com credores internacionais.

A obra foi licitada em 2017, mas só foi homologada para a OEC há duas semanas. A empresa do grupo Odebrecht havia ficado na segunda colocação, atrás da Triunfo. Mas, devido ao descumprimento do edital, a vencedora foi desqualificada da disputada.

A publicação destaca que a contratação do seguro acontece justamente no momento que as seguradoras podem para ser retiradas do plano de recuperação judicial da Odebrecht, argumentando que não são credoras, já que as obras estão em dia e sem sinistro. A estimativa é que as apólices totalizem R$ 5 bilhões.

Ainda de acordo com o jornal, o fato de OEC ter obtido a garantia mostra que a Mapfre considera o risco de não performance da construtora é baixo. Além disso, a continuidade das obras leva a conquista de novos negócios, que são fundamentais para a reestruturação da holding.