IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que tem 1ª fase de acordo substancial com a China

11/10/2019 17h24

O presidente dos EUA sinalizou nesta sexta-feira que acordo comercial com a China tem primeira fase substancial, segundo a Bloomberg. Está incluso no acordo, de acordo com Trump, consenso a respeito de produção industrial, serviços financeiros, produtos agrícolas. No entanto, ainda não foi oficializado. Trump também afirmou que os chineses se comprometeram a aumentar a compra de produtos agrícolas americanos em US$ 40-50 bilhões.

O secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, completou afirmando a suspensão do aumento de tarifas programado para semana que vem, além de ter acordado transparência sobre câmbio com a China. No entanto, ainda não há uma decisão a respeito de sobretaxas a produtos chineses que serão aplicados a partir de 15 de dezembro.

Durante a tarde, a agência de notícias Bloomberg havia divulgado que um acordo parcial havia sido firmado para dar trégua à disputa comercial sino-americana, segundo fontes familiarizadas ao assunto.

O acordo temporário lançaria as bases para um acordo mais amplo a ser assinado pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping ainda este ano. De acordo com as fontes, a China concordaria com algumas concessões agrícolas e os EUA forneceriam algum alívio temporário.

O Ibovespa chegou a ultrapassar os 104 mil pts no horário do anúncio da primeira fase do acordo substancial com a China às 16h42. O principal índice acionário brasileiro recuou poucos minutos depois e fechou preliminarmente com alta de 1,97% a 103.825 pontos. Em Wall Street, Dow Jones encerrou com alta preliminar de 1,20%.