IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

StockBeat: Mercados europeus sobem com recuperação das ações dos bancos detonados

21/10/2019 11h37

Por Geoffrey Smith

As bolsas de valores da Europa começaram a semana de bom humor, lideradas por ações de bancos em meio a comentários otimistas da China sobre sua disputa comercial com os EUA e a contínua confiança de que a saga do Brexit está se aproximando de sua conclusão.

No fim de semana, o vice-primeiro-ministro chinês e o principal negociador comercial Liu He foi citado por ter dito que houve um progresso substancial na resolução de diferenças com os EUA nas negociações recentes.

"Parar a escalada da guerra comercial beneficia a China, os EUA e o mundo inteiro. É o que os produtores e consumidores esperam ", disse Liu em um discurso que foi interpretado por muitos como preparando o público para a confirmação de um acordo da" fase 1" para diminuir a disputa.

Os mercados também foram sustentados pela esperança de que o primeiro-ministro Boris Johnson possa forçar seu projeto de retirada da UE ao parlamento, depois de desistir de forçar uma votação no sábado. A aprovação da lei encerraria a incerteza de curto prazo sobre a saída formal da Grã-Bretanha do bloco, mas ainda deixaria grandes questões de longo prazo sobre o futuro acesso do Reino Unido ao mercado único da UE sem resposta.

Às 6h (horário de Brasília), o índice de referência Stoxx 600 subia 0,4%, para 393,24, apenas um pouco abaixo da máxima de 17 meses que atingiu na semana passada. O FTSE 100 do Reino Unido subia menos de 0,1%, graças à força da libra esterlina, enquanto o DAX alemão subia 0,6% e o FTSE MIB italiano subia 0,4%.

Os mercados estão se beneficiando de algumas atualizações recentes de Wall Street. O JPMorgan (NYSE:JPM) está ficando mais otimista com a região na semana passada e os analistas do Morgan Stanley (NYSE:MS) supostamente estão atualizando os bancos europeus para sobrepeso no fim de semana.

As ações dos bancos estavam entre os maiores ganhadores no início do pregão, lideradas pelo Commerzbank (DE:CBKG), com ganho de 3,9%, e pelo Danske Bank, 3,0%. Seis dos sete maiores ganhadores do Euro Stoxx 50 também eram bancos, o Santander (SA:SANB11) (MC:SAN) também chamou a atenção com um plano de lançar uma plataforma nacional de recebimento de depósitos on-line nos EUA, um passo que aumentaria bastante sua presença nesse mercado.

Mais do que tudo, a chamada do Morgan Stanley (NYSE:MS) é uma peça baseada na avaliação em um setor detonado. O Commerzbank (DE:CBKG) negocia apenas um quarto do valor contábil de seus ativos, enquanto o setor como um todo negocia 0,64 vezes o valor contábil, de acordo com dados compilados pelo Investing.com. Poucos negociam mais de 11 vezes os lucros esperados para este ano, enquanto bancos como Intesa Sanpaolo (MI:MI:ISP), ABN AMRO (AS:AS:ABNd), Natixis (PA:CNAT) e Societe Generale (PA:PA:SOGN) oferecem dividendos de mais de 8%. O Nordea (HE:NDAFI) e o Danske Bank (CSE:DANSKE) oferecem rendimentos ainda mais altos acima de 10%, embora num contexto de mudanças iminentes na regulamentação que possam forçá-los a reduzir seus pagamentos.