PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

YDUQS lidera Ibov e atinge máxima intradia após anunciar compra da dona do Ibmec

21/10/2019 11h16

Com a notícia divulgada na manhã desta segunda-feira da aquisição da operação brasileira do Adtalem por R$ 1,92 bilhão, as ações da YDUQS (SA:YDUQ3) operam com forte valorização e lideram os ganhos do Ibovespa, atingindo nova máxima histórica intradia nesta segunda-feira . A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2020. Os recursos virão do caixa da companhia e de financiamento.

Por volta das 11h08, os papéis da companhia avançavam 4,04% a R$ 39,83. Na máxima da sessão, os papéis alcançaram 40,86 reais, em alta de 6,6%.

Para o Bradesco BBI, o negócio é positivo para a companhias destacando três pontos principais: o aumento da participação de mercado no ensino a distância; a maior exposição aos cursos de medicina (de 12 a 15 unidades, enquanto a base de alunos em potencial pode atingir cerca de 10 mil após a maturidade; e enquanto o EV/EBITDA de dez vezes está alinhado com o EV / EBITDA esperado para 2019 da YDUQS (SA:YDUQ3), as sinergias podem levar o múltiplo ao nível de 7 vezes. Assim, o banco vê o ativo como muito atrativo, lembrando que são a são top pick do setor do Bradesco BBI.

Com a transação, a YDUQS (SA:YDUQ3) assumirá as dez instituições de ensino superior reunidas sob a bandeira Wyden, a escola de negócios IBMEC, a rede Damásio Educacional, referência no setor jurídico, e a SJT MED, que oferece cursos preparatórios na área de medicina e saúde. A Adtalem tem hoje 102 mil alunos espalhados em 20 campi e mais de 180 polos de ensino a distância.

A companhia destaca que se trata de uma aquisição transformacional, sobretudo pelas oportunidades de expansão que surgem com a integração: o negócio vai dar origem a um grupo educacional com 680 mil alunos e marcas fortes tanto em nível nacional quanto regional.

Em julho, a YDUQS (SA:YDUQ3) anunciou ao mercado uma nova visão para seu negócio -- uma estratégia de crescimento mais flexível, que contemplaria a entrada em novos negócios e a possibilidade de manter marcas com posicionamentos de mercado distintos. A compra da Unitoledo, em setembro, foi o primeiro passo dessa nova estratégia: a marca será uma plataforma de expansão da YDUQS no interior de São Paulo.