IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moedas - Libra mantém-se estável em meio à incerteza do Brexit

23/10/2019 05h26

A libra esterlina estava se mantendo estável nesta quarta-feira, se recuperando com alguma dignidade após a queda durante a noite, depois que o parlamento forçou um atraso nos planos do governo britânico para o Brexit.

A libra esterlina caía para 1,2841 durante a noite antes de voltar para 1,2878 às 04h17 ET (08:17 GMT). Isso deixou a libra a mais de um centavo da alta de cinco meses e meio de segunda-feira.

Em relação ao euro, a libra caía 0,8645, após uma queda de 0,5% na sessão anterior.

Na terça-feira, o parlamento se opôs ao cronograma de três dias do primeiro-ministro britânico Boris Johnson para aprovar a legislação do Brexit. O palco agora parece pronto para uma eleição geral antes do Natal para quebrar o impasse.

Cabe à UE decidir se prorroga o prazo para a saída da Grã-Bretanha em 31 de outubro .

Adam Cole, estrategista da RBC Capital Markets, disse que o Brexit está sendo conduzindo um "tom geral de risco".

"As coisas podem mudar muito rapidamente hoje, dependendo da resposta da UE", afirmou. Ele acrescentou que não vê riscos "muito negativos" agora que um Brexit sem acordo está fora de questão.

Morten Lund, estrategista sênior da Nordea, disse que os mercados estavam reagindo à probabilidade de uma eleição no Reino Unido.

O dólar atingiu a mínima de 108,25 contra o iene japonês do porto seguro durante a noite, o índice mais fraco desde 15 de outubro foi 108,38.

Longe do Brexit, os investidores também estão observando atentamente os sinais de um degelo na guerra comercial EUA-China, que provou ser um grande risco para os mercados financeiros e o crescimento econômico global.

O euro mudou pouco ficando em 1,1122 antes da reunião do Banco Central Europeu na quinta-feira, a última reunião política do presidente Mario Draghi.

Os índice dólar ficou estável em 97,25, mantendo o ganho de 0,2% publicado na terça-feira.

--A Reuters contribuiu para esta matéria