IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA cresce 1,9% no 3º trimestre, acima da expectativa do mercado

30/10/2019 09h45

O PIB dos EUA teve um crescimento anualizado mais acelerado no terceiro trimestre do que previam os analistas de mercado, mesmo assim a atividade da principal economia teve uma desaceleração ante o período anterior, devido à desaceleração global e as consequências da guerra comercial EUA-China.

O Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anualizada de 1,9% entre julho e setembro, informou o Departamento de Comércio em sua estimativa inicial na quarta-feira. Isso superou as previsões de crescimento de 1,6% dos economistas e caiu de 2,0% do trimestre anterior.

É a primeira vez que a economia americana apresenta uma taxa de crescimento anualizada abaixo de 2% em quase três anos, com exceção do quarto trimestre de 2018. A criação de novos postos de trabalho e os gastos do consumidor aumentaram enquanto os cortes de impostos no ano passado provocaram um aumento no crescimento.

Mas os efeitos desse estímulo estão diminuindo, à medida que a economia doméstica enfrenta pressão da guerra comercial, greves dos trabalhadores da General Motors (NYSE:GM), problemas em andamento com o jato 737 Max da Boeing e uma desaceleração no investimento comercial devido à crescente incerteza geopolítica.

Os números foram divulgados pouco antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, que reduzir as taxas de juros pela terceira vez este ano em 25 pontos-base, para o intervalo de 1,5-1,75% ao ano.

Veja o Monitor da Taxa de Juros do Fed

Os futuros dos EUA permaneceram estáveis após a divulgação dos dados, enquanto o Futuro do Índice do Dólar Americano ficou estável em 97.488.