IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bond espanhol tem alta com Premiê em exercício acenando uma coalizão de esquerda

12/11/2019 11h34

O rendimento dos títulos do governo espanhol aumentou e o prêmio sobre o título alemão de referência também depois que o primeiro-ministro em exercício, Pedro Sanchez, convidou o partido populista de esquerda Unidas Podemos para formar um governo de coalizão. As duas partes confirmaram que chegaram a um acordo "preliminar". É a primeira vez que o Podemos, que discordou em voz alta contra a política fiscal da zona do euro no passado, pode ser representado no governo em nível nacional.

No entanto, os dois partidos de esquerda ainda precisam de apoio de outros partidos para garantir uma maioria estável na câmara baixa. Juntos, eles conquistaram apenas 165 dos 350 assentos nas eleições para as Cortes no domingo. O PSOE tem maioria na câmara alta.

O rendimento dos títulos do governo espanhol de referência de 10-anos atingiu uma alta de 0,45% em quatro meses após a notícia

O spread sobre o Bund análogo da Alemanha atingiu a alta de um mês em 67,5 pontos base.

O índice referência de ações IBEX 35 caía para 9.362 pontos, de 9.415 imediatamente antes da notícia, tornando a Espanha o mercado de ações com pior desempenho na Europa na terça-feira.