IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Ânima Educação operam estáveis após anúncio de parceira com Unisul

14/11/2019 11h34

Na parte da manhã desta quinta-feira, as ações da Ânima Educação (SA:ANIM3T) operam com estabilidade, após a companhia informar acordo de parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que prevê opção para a assumir administração da instituição catarinense em janeiro de 2021.

Por volta das 11h32, os papéis eram negociados com uma pequena baixa de 0,05% a R$ 21,04.

Na visão do BTG Pactual (SA:BPAC11), caso a companhia exerça a opção, aumentará sua posição como uma das instituições mais relevantes do mercado pós-secundário do Brasil, dando-lhe, com as marcas UniSociesc e Unisul, uma posição de liderança no estado de Santa Catarina (onde a /Ãnima atualmente tem cerca de 10% de sua base de alunos) e garantir presença em 7 das 11 maiores cidades do estado.

Com uma alavancagem financeira líquida pró-forma em 2,5x LTM EBITDA (a partir do terceiro trimestre, ex-IFRS 16), os analistas estimam que essa mudança resultará em uma alavancagem pró-forma adicional acima de 3,5x, um nível relativamente esticado. Embora acreditem que a transação seja potencialmente positiva para o caso de investimento, ela também deixa várias incertezas no ar, como riscos de financiamento e execução, principalmente considerando que a Unisul está agora sujeita a um processo de reestruturação.

As empresas farão gestão compartilhada em 2020, enquanto esperam aprovação para o negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A universidade catarinense reúne cerca de 2.400 funcionários e docentes, e tem aproximadamente 19 mil alunos, distribuídos em três campi e 78 polos de apoio presencial de ensino a distância no Brasil.

"A aliança poderá tornar ainda mais robusto o envolvimento da Ânima com a área de Medicina, curso que faz parte do portfólio da Unisul, com 287 vagas por ano", afirmou a Ânima em comunicado.