IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moedas - Semana de 25 a 29 de novembro

24/11/2019 10h07

A incerteza persistente sobre a perspectiva de um acordo comercial entre EUA e China parece impedir os investidores de assumir quaisquer grandes posições antes do próximo feriado de Ação de Graças na quinta-feira.

Apesar da semana mais curta, o calendário econômico dos EUA indica que tanto a indústria quanto o consumo estarão em destaque. Os investidores estarão monitorando PMIs industriais regionais buscando sinais de desaceleração no setor fabril. Os dados de confiança do consumidor na terça-feira saem antes da Black Friday, os quais fornecerão informações sobre a força dos gastos do consumidor. Pedidos de bens duráveis ??e uma segunda leitura sobre o PIB do terceiro trimestre também serão acompanhados de perto e, na zona do euro, os dados preliminares da inflação de sexta-feira estarão no topo da lista.

O dólar dos EUA subiu contra uma cesta de moedas na sexta-feira, depois que dados mostraram que a atividade de fábricas e serviços dos EUA acelerou em novembro, reforçando as perspectivas para a economia.

A IHS Markit disse que seu índice "instantâneo" de gerentes de compras para a indústria subiu para 52,2 em novembro, em relação a uma leitura final de 51,3 em outubro, enquanto o PMI preliminar de serviços subiu para 51,6 neste mês, ante 50,6 no mês passado.

Os índice dólar, que mede a força da moeda norte-americana em comparação com as principais moedas, subiu 0,28%, para 98,17 no final das negociações.

O dólar recebeu um impulso adicional de dados que mostram que o crescimento dos negócios na zona do euro quase parou neste mês, com a atividade na indústria de serviços dominante do bloco aumentando em um ritmo muito mais fraco do que o esperado e entre os fabricantes se contraiu novamente.

O euro caiu 0,3% em relação ao dólar americano, ficando em 1,1021, na sexta-feira.

"Essa combinação é o que está puxando o dólar um pouco mais para o alto", disse Vassili Serebriakov, estrategista de câmbio do UBS em Nova York.

Apesar dos ganhos de sexta-feira, o dólar permaneceu amplamente limitado ao longo das últimas sessões. Na semana, o índice do dólar subiu 0,3%.

O dólar mudou pouco em relação ao iene na sexta-feira cotado a 108,64.

"O dólar é relativamente caro, mas acho que o mercado está realmente procurando sinais de uma recuperação mais forte do crescimento global para reavivar o interesse em algumas moedas fora dos EUA, mas as mensagens que estamos recebendo ainda são um pouco confusas, tanto em termos dos PMIs e quanto em relação às notícias sobre o comércio ", disse Serebriakov.

Os líderes dos EUA e da China enfatizaram nesta sexta-feira seu desejo de assinar um acordo comercial inicial e neutralizar uma guerra tarifária de 16 meses que abalou os mercados financeiros e agiu como um empecilho para o crescimento global.

Mas as negociações comerciais podem fracassar se o presidente dos EUA, Donald Trump, assinar uma lei apoiando os manifestantes pró-democracia de Hong Kong ou se os navios de guerra dos EUA continuarem navegando perto das ilhas reivindicadas pela China no Mar do Sul da China.

Em outros lugares, a libra britânica se enfraqueceu na sexta-feira, registrando sua maior perda diária em quase três semanas após os dados do PMI mostrarem as empresas britânicas sofrendo a pior recessão desde meados de 2016, com a cautela subindo antes das eleições gerais de 12 de dezembro.

Antes da próxima semana, o Investing.com compilou uma lista de eventos significativos que provavelmente afetarão os mercados.

Segunda-feira, 25 de novembro

Alemanha - clima de negócios da Ifo

Terça-feira, 26 de novembro

Nova Zelândia - Vendas no varejo

Confiança do consumidor EUA - CB; vendas de casas novas; PMI de fabricação de Richmond; Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, para falar

Quarta-feira, 27 de novembro

EUA - pedidos de bens duráveis; PIB preliminar; PMI de Chicago; índice de preços do PCE principal; gastos pessoais; vendas de casas pendentes; livro bege do Fed

Quinta-feira, 28 de novembro

Alemanha - IPC preliminar

EUA - Mercados fechados para o feriado de Ação de Graças

Sexta-feira, 29 de novembro

Zona do euro - estimativa instantânea de CPI

Canadá - PIB; inflação de preços de matérias-primas

--A Reuters contribuiu para esta matéria