IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços do ouro se recuperam em meio a preocupações com as relações sino-americanas em Hong Kong

28/11/2019 03h52

Os preços do ouro se recuperaram enquanto as esperanças de um acordo entre China e EUA diminuíam depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou legislação em apoio aos manifestantes de Hong Kong.

Na quarta-feira, Trump assinou a Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong. De acordo com a lei, o Departamento de Estado seria obrigado a se certificar uma vez por ano de que Hong Kong é suficientemente autônoma para manter seu status comercial especial com os EUA. Ele também assinou outro projeto de lei que proíbe a venda de munições como gás lacrimogêneo e balas de borracha para a polícia de Hong Kong.

Em resposta, Pequim alertou que seria preciso uma "contramedida firme"

O país divulgou um comunicado horas após a assinatura e disse aos EUA para não subestimar as capacidades e estratégias da China para proteger sua soberania, segurança, crescimento e direitos.

As notícias levantaram dúvidas sobre se os EUA e a China chegarão a um acordo comercial que supostamente estava fechado para ser assinado. Trump disse no início desta semana que os EUA estavam no "estágio final" de um acordo comercial com a China, enquanto o Ministério do Comércio da China disse que o vice-primeiro-ministro Liu He manteve conversas por telefone duas vezes esta semana com o representante de Comércio dos EUA Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro Steven Mnuchin sobre questões relacionadas ao acordo comercial da primeira fase.

As ações da China e Hong Kong foram negociadas em baixa na quinta-feira, enquanto o metal amarelo foi negociado em alta.

Os futuros do ouro subiam 0,2%, para US$ 1.462,95, às 3h45 da manhã