PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Em Dalian, futuros do minério de ferro registram forte queda de 2,76%

17/12/2019 08h35

A jornada desta terça-feira foi marcada por uma forte queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para maio do próximo ano, encerrou com desvalorização de 2,76% a 634,50 iuanes por tonelada, o que representa uma variação de 18,00 iuanes em relação aos 652,50 iuanes do valor de liquidação da véspera.

Na mesma direção, as cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço tiveram uma sessão de retração nos valores, na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai. O contrato de maior liquidez, com data de entrega para maio de 2020, cedeu 28 iuanes para 3.484 iuanes por tonelada. Já o segundo mais negociado, de janeiro, caiu 30 iuanes para 3.687 iuanes por tonelada.

Os mercados acionários da China chegaram à terceira sessão de ganhos nesta terça-feira, com o índice de blue-chips registrando o maior fechamento em oito meses, impulsionados pelo acordo comercial provisório com os Estados Unidos que ajudou a aliviar o risco externo.

A "fase um" do acordo comercial entre EUA e China foi "totalmente finalizado" disse um assessor da Casa Branca na segunda-feira, acrescentando que as exportações norte-americanas para a China vão dobrar segundo o pacto.

O sentimento também foi ajudado por uma série de dados recentes indicando resiliência da segunda maior economia do mundo.