IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hospital de Câncer de Barretos adquire tecnologia para tratamento do câncer com radioterapia guiada por imagem e radiocirurgia

Varian Medical Systems

05/05/2015 09h00

BARRETOS, Brasil, 5 de maio de 2015 /PRNewswire/ -- A Varian Medical Systems (NYSE: VAR) e o Hospital de Câncer de Barretos (HCB), no Brasil, anunciaram hoje que entraram em um acordo de longo prazo, que prevê a implementação de tecnologia avançada para tratamento do câncer, bem como a criação de um programa de treinamento clínico no hospital.

O HCB vai adquirir quatro sistemas de tratamento por radioterapia novos, representando o espectro total das ofertas de tecnologia da Varian. Um sistema de radioterapia TrueBeam®, Trilogy®, Clinac® e UNIQUE™ será instalado em um período de dois anos. O hospital também vai fazer o upgrade de sua suíte de softwares da Varian, incluindo o Eclipse™ e o BrachyVision™ para o planejamento de tratamentos e o ARIA® para gerenciar informações da oncologia.

"Com esses sistemas, o Hospital de Câncer de Barretos estará inteiramente equipado para fornecer um leque completo de modalidades de radioterapia e radiocirurgia, de forma que poderemos oferecer os tratamentos mais apropriados para tipos diferentes de câncer", disse o radiooncologista do hospital e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Dr. Renato José Affonso Junior. "Com o uso desses sistemas, seremos capazes de oferecer braquiterapia de alta taxa de dose 3D, tratamentos conformais 3-D, radioterapia de intensidade modulada (IMRT -- intensity-modulated radiotherapy), radioterapia guiada por imagem (IGRT -- image-guided radiotherapy), RapidArc® e radiocirurgia, para tratar até mesmo lesões muito pequenas com enorme precisão".

A Varian também vai trabalhar com a equipe clínica do HCB para estabelecer uma escola clínica no hospital, com o objetivo de treinar clínicos de todo o Brasil e de outros países da América Latina no uso da tecnologia da Varian para disponibilizar radioterapia avançada. A escola clínica será equipada com um sistema de simulação e treinamento virtual VERT™ , que possibilita a médicos, físicos, dosimetristas e radioterapeutas a aprender e praticar planejamento e disponibilizar uma variedade completa de técnicas de tratamento.

"Nossa intenção é nos tornarmos um centro de referência para o tratamento e treinamento em RapidArc em dois anos", disse o CEO do HCB, Dr. Henrique Duarte Prata. "A tecnologia RapidArc pode oferecer um tratamento preciso, que se foca no tumor e minimiza o impacto nos tecidos saudáveis circundantes. Esses tratamentos são feitos em alguns minutos, o que significa que podem acomodar muitos pacientes para o uso dessa tecnologia".

"A Varian vem equipando o Hospital de Câncer de Barretos há longo tempo -- cerca de 20 anos", disse o diretor-gerente da Varian no Brasil, Humberto Izidoro. "Esse acordo acresce algumas novas áreas especiais de cooperação e estamos muito estimulados com essa expansão de nosso relacionamento de longo prazo, que se ajusta muito bem a nosso compromisso de ajudar a aumentar o acesso dos pacientes com câncer à radioterapia avançada no Brasil".

Observação: imagens em alta resolução da tecnologia da Varian estão disponíveis na galeria de imagens da Varian .

Sobre a Varian Medical Systems

A Varian Medical Systems, Inc., sediada em Palo Alto, Califórnia, concentra energia em salvar vidas, ao equipar o mundo com tecnologia avançada para combater o câncer e para geração de imagens por raio X. A empresa é a principal fabricante do mundo de instrumentos médicos e de softwares para o tratamento do câncer e outros problemas de saúde com radiação. A empresa disponibiliza soluções completas para radioterapia, radiocirurgia, terapia de prótons e braquiterapia. A empresa fornece software de informática para o gerenciamento de clínicas de câncer completas, centros de radioterapia e práticas de oncologia médica. A Varian também é uma importante fornecedora de componentes de geração de imagens de raio X, como tubos, detectores digitais e software de processamento de imagens, além de estações de trabalho para uso em ambientes médicos, científicos e industriais, bem como para segurança e testes não destrutivos. A Varian Medical Systems emprega aproximadamente 6.800 pessoas, que trabalham em unidades de manufatura na América do Norte, Europa e China e aproximadamente 70 escritórios de venda e suporte no mundo. Para mais informações, visite http://www.varian.com ou nos siga no Twitter .

Contatos com a imprensa

Meryl Ginsberg

Varian Medical Systems

+1 (650) 424-6444

meryl.ginsberg@varian.com

Karina Carreira, Assessora de Imprensa

Hospital de Câncer de Barretos, Brasil

(17) 33216623 – Ramal 6623

imprensa@hcancerbarretos.com.br

FONTE Varian Medical Systems