IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descubra com CCAA quanto tempo de estudo realmente é preciso para alcançar fluência em inglês

CCAA

24/09/2015 16h55

RIO DE JANEIRO, 24 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- Negócios relacionados à educação estão crescendo consistentemente no país nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o faturamento do setor de escola de idiomas atingiu R$ 4,8 bilhões em 2013. O crescimento do setor naquele ano chegou a 45% impulsionado pela importância de falar inglês no mercado de trabalho.

Com a enorme procura pelos cursos, veio também a pressa de aprender e compensar o tempo perdido. O resultado da enorme demanda foi a proliferação dos cursos de inglês prometendo resultados rápidos, com fluência em 18 meses. Porém, a realidade é bastante diferente e o tempo para adquirir fluência em inglês pode ser bem maior.

A partir de pesquisas no ensino de línguas europeias, linguistas e especialistas na área de ensino de idiomas elaboraram um documento que indica o tempo necessário para aprendizagem de idiomas. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR, sigla em inglês), estabelece parâmetros de aprendizagem, ensino e avaliação, os dividindo em três áreas (compreensão, fala e escrita).

O CEFR é utilizado como parâmetro em cursos de inglês , como o CCAA. O quadro classifica o falante em básico, independente e proficiente. Para atingir o estágio independente, por exemplo, são necessárias de 500 a 600 horas de estudo. Nesse nível, o aluno se comunica com certo grau de espontaneidade e fluência com falantes nativos. Já nos cursos rápidos de 18 meses, o aluno acumula em torno de 200 horas apenas.

"Em um ano e meio, estudando em turmas regulares, duas vezes por semana, e dedicando-se ao estudo em casa, com leitura de exercícios, por exemplo, o aluno conseguirá compreender e usar expressões simples que visam satisfazer necessidades básicas, desde que o interlocutor fale de forma pausada. Não há milagres", explica a Diretora de Ensino do CCAA, Bianca Way.

"O CEFR indica a quantidade de horas de dedicação ao estudo necessárias para atingir cada nível, portanto, para se tornar um falante independente seriam necessárias, no mínimo, 500 horas de estudo; em 18 meses, aluno alcança somente o nível básico do idioma.", esclarece Bianca.

Aprender uma outra língua altera a massa cinzenta do cérebro. Quando aprendemos uma informação nova, nossos neurônios formam milhares de sinapses e redes de conexões, e quanto mais exercitamos, mais elas se fortalecem e se fixam no cérebro. Por isso, mais horas de estudo são exigidas para avançar aos níveis mais elevados.

Confira abaixo a tabela do CEFR:

NÍVEIS

TEMPO DE ESTUDO

GRAU

A1

90-100 HORAS

FALANTE BÁSICO

A2

180-200 HORAS

B1

350-400 HORAS

FALANTE INDEPENDENTE

B2

500-600 HORAS

C1

700-800 HORAS

FALANDO PROFICIENTE

C2

1.000-2.000 HORAS

Bruno Uchôa

SEO Master

+55 21 3254-9188

www.seomaster.com.br   

SEO Master  

@seomasterbr

FONTE CCAA