IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Heliatek estabelece um novo recorde mundial de eficiência fotovoltaica orgânica de 13,2%

Heliatek

08/02/2016 08h00

DRESDEN, Alemanha, 8 de fevereiro de 2016 /PRNewswire/ -- As equipes de P&D da Heliatek alcançaram uma eficiência de conversão recorde de 13,2% para uma célula OPV multijunção, estabelecendo um novo recorde para a conversão direta de luz solar em eletricidade utilizando células fotovoltaicas orgânicas. A medição foi confirmada independentemente pela Fraunhofer CSP.

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160205/330129  )

Graças ao excelente comportamento em baixa luz e alta temperatura do semicondutor orgânico, a geração de eletricidade das recém-desenvolvidas células corresponde ao resultado das células solares convencionais com 16 a 17% de eficiência quando ambas estão sob condições do mundo real.

Esse novo resultado confirma a posição da tecnologia líder mundial da Heliatek conforme demonstrada por seu contínuo progresso de 3% para mais de 13% de eficiência durante os últimos 10 anos. Ela também apoia seu plano em direção de células solares orgânicas com eficiência de 15%. O resultado confirma ainda mais a abordagem tecnológica exclusiva da Heliatek de utilizar a deposição a vácuo de pequenas moléculas nos filmes plásticos.

O Dr. Martin Pfeiffer, Executivo-Chefe de Tecnologia da Heliatek, disse: "Estamos muito orgulhosos deste novo recorde mundial. Esse sucesso é baseado em nossa pesquisa química por novos materiais absorvedores orgânicos. A chave desse sucesso é a estreita cooperação de nossas equipes de P&D de física e química, que resulta em uma combinação ideal das propriedades deste novo projeto de célula solar".

"Estou muito satisfeito com este resultado mais recente", acrescentou Thibaud Le Séguillon, Executivo-Chefe da Heliatek. "Ele confirma nossa escolha de internalizar nossa P&D, tanto desenvolvendo novas moléculas absorvedoras quanto otimizando a arquitetura do aparelho. Isso fornecerá a linha de base para a eficiência em nossa linha de fabricação de grandes volumes. Com nosso HeliaFilm®, estamos claramente executando nossa estratégia para o fornecimento de geração de energia descarbonizada e descentralizada diretamente aos prédios em todo o mundo".

A célula do recorde mundial é uma célula multijunção que combina três absorvedores diferentes. Cada um deles dedicado a converter, com eficiência, luz verde-, vermelha- ou quase-infravermelha da faixa de comprimento de onda entre 450 e 950 nm em eletricidade. Essas moléculas absorvedoras foram desenvolvidas e patenteadas pela Heliatek.

O novo recorde de eficiência foi medido a uma iluminação AM 1,5 simulada e foi confirmada pela Fraunhofer - Center for Silizium-Photovoltaik - CSP em Halle, um reconhecido centro de verificação independente dos resultados do desempenho de células solares sob condições padrão de teste.

Contato na Heliatek:

Cornelia Jahnel / Heliatek GmbH / Treidlerstr. 3, 01139 Dresden

Tel: +49-351-213-034-421; cornelia.jahnel@heliatek.com ;  http://www.heliatek.com

HeliaFilm® é uma marca comercial registrada da Heliatek GmbH. 

 



 

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/heliatek-estabelece-um-novo-recorde-mundial-de-eficiencia-fotovoltaica-organica-de-132-300216078.html

FONTE Heliatek