PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Breakthrough Prize abre período de indicação pública para prêmios de 2017 em Física Fundamental, Ciências da Vida e Matemática

Breakthrough Prize

01/03/2016 22h05

SAN FRANCISCO, 1 de março de 2016 /PRNewswire/ -- O Breakthrough Prize abriu o período de indicações públicas para seus prêmios de 2017 em Física Fundamental, Ciências da Vida e Matemática. Os prêmios serão apresentados no final do outono de 2016 em uma cerimônia de gala transmitida para todo o mundo do Vale do Silício.

As indicações podem ser feitas online até 31 de maio de 2016. Apesar de que as auto-indicações são proibidas, todo mundo pode fazer uma indicação de outra pessoa. O formulário de indicação e as regras estão disponíveis em www.breakthroughprize.org .

Pelo quinto ano, o Breakthrough Prize, maior prêmio de ciência do mundo, vai honrar os maiores cientistas, entregando cinco prêmios em Ciências da Vida, um em Física e um em Matemática. Um prêmio de Ciências da Vida será dado especificamente para trabalhos que contribuam para a compreensão da doença de Parkinson e desordens neurodegenerativas. Cada prêmio também recebe $3 milhões de dólares.

Além disso, até seis New Horizons Prizes, cada um de $100.000 dólares, serão entregues a pesquisadores promissores no começo da carreira no campo de Física Fundamental e Matemática.

O Breakthrough Prize organiza uma cerimônia de gala para comemorar as conquistas dos premiados, fomentar o apoio popular aos esforços científicos e inspirar a próxima geração de cientistas. Como parte da agenda, os vencedores também participam de um programa de palestras e discussões em um simpósio no dia seguinte à cerimônia.

Os Breakthrough Prizes foram fundados por Sergey Brin e Anne Wojcicki, Jack Ma e Cathy Zhang, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan, e Yuri e Julia Milner. Os Comitês de Seleção compostos de antigos premiados pelo Breakthrough Prize escolhem os vencedores.

Breakthrough Prize em Física Fundamental 

Um Breakthrough Prize em Física Fundamental ($3 milhões) 2017 vai reconhecer um ou mais indivíduos que fizeram profundas contribuições ao conhecimento humano. Está aberto a todos os físicos - teóricos, matemáticos e experimentais - trabalhando nos mais profundos mistérios do Universo. O prêmio pode ser dividido entre qualquer número de cientistas. As indicações também são recebidas para o New Horizons in Physics Prize, que vai incluir até três prêmios de $100.000 para pesquisadores juniores que já produziram trabalhos importantes em seus campos.

O Comitê de Seleção para o Breakthrough Prize em Física Fundamental 2017 inclui: Nima Arkani-Hamed, Lyn Evans, Michael B. Green, Alan Guth, Stephen Hawking, Joseph Incandela, Takaaki Kajita, Alexei Kitaev, Maxim Kontsevich, Andrei Linde, Arthur McDonald, Juan Maldacena, Saul Perlmutter, Alexander Polyakov, Adam Riess, John H. Schwarz, Nathan Seiberg, Ashoke Sen, Yifang Wang e Edward Witten.

Breakthrough Prize em Ciências da Vida

Até cinco Breakthrough Prizes em Ciências da Vida ($3 milhões cada) 2017 serão entregues a indivíduos que fizeram avanços transformadores na compreensão de sistemas vivos e extensão da vida humana. Um prêmio nessa categoria está voltado para trabalhos que contribuam para a compreensão da doença de Parkinson e desordens neurodegenerativas.

O Comitê de Seleção para o Breakthrough Prize em Física Fundamental 2017 inclui: C. David Allis, James P. Allison, Victor Ambros, Cornelia I. Bargmann, Alim Louis Benabid, David Botstein, Edward S. Boyden, Lewis C. Cantley, Emmanuelle Charpentier, Hans Clevers, Karl Deisseroth, Titia de Lange, Mahlon R. DeLong, Jennifer A. Doudna, Napoleone Ferrara, Michael N. Hall, John Hardy, Helen Hobbs, Eric S. Lander, Robert Langer, Richard P. Lifton, Svante Pääbo, Gary Ruvkun, Charles L. Sawyers, Alexander Varshavsky, Bert Vogelstein, Robert A. Weinberg e Shinya Yamanaka.

Breakthrough Prize em Matemática

Um Breakthrough Prize em Matemática ($3 milhões) 2017 será entregue a um indivíduo que fez contribuições excepcionais no campo da matemática. Além disso, até três New Horizons in Mathematics Prizes de $100.000 serão entregues a matemáticos no começo de carreira que já produziram importantes trabalhos em seus campos.

O Comitê de Seleção para o Breakthrough Prize em Matemática 2017 inclui: Ian Agol, Simon Donaldson, Maxim Kontsevich, Jacob Lurie, Terence Tao e Richard Taylor.

Informações sobre o Breakthrough Prizes estão disponíveis em www.breakthroughprize.org .

FONTE Breakthrough Prize