PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Cidades europeias continuaram a atrair um crescente número de turistas apesar do ano problemático na Europa: subida de 4,2% nas dormidas em 2015

European Cities Marketing

07/03/2016 10h00

A European Cities Marketing anuncia um crescimento de 4,2% no turismo de cidade  em 2015. Londres, Paris e Roma ocupam os primeiros lugares: A China cresce 32%, Itália e Rússia encontram dificuldades para recuperar. 

VIENA, 7 de março de 2016 /PRNewswire/ -- A European Cities Marketing demonstrou o aspecto dominante e mais dinâmico do turismo europeu: o turismo de cidade, que há anos continua a crescer ao dobro do ritmo do turismo nacional. Com base nos resultados preliminares do próximo European Cities Marketing Benchmarking Report, as cidades europeias mantiveram uma tendência sólida de crescimento, com uma subida de 4,2% no total de dormidas em 2015. As dormidas de turistas internacionais cresceram a um ritmo de 4,4%), enquanto as dormidas de visitantes domésticos subiram 4,0%. Estes dados preliminares são extraídos dos resultados obtidos de 61 das 110 cidades, representando um total de 373,9 milhões de dormidas.

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160302/339694  )

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160302/339695  )

Cidades com melhor desempenho 

Londres e Paris registraram, no seu conjunto, cerca de 100 milhões de dormidas e continuaram a liderar o setor de turismo nas cidades da Europa, no que toca aonúmero de dormidas em 2015. O decréscimo de 2,1% em Paris foi atribuído principalmente aos ataques terroristas. Berlim conseguiu manter o terceiro lugar entre as cinco cidades mais visitadas, juntamente com Roma, atingindo o marco de 30 milhões de dormidas. Na contínua  disputa pelo quinto posto, Madrid, após dois anos no sexto lugar, ultrapassou Barcelona fruto de um sólido crescimento de +8,7%. Em termos de dormidas internacionais nas 10 principais cidades europeias,  Madrid (+12,8%), Berlim (+9,1%), Budapeste (+6,9%), Praga (+7,0%), Viena (+6,1%) e Roma (+4,7%) apresentaram crescimentos acima da média.

Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido principais mercados emissores - China mantem-se como o mercado de crescimento mais rápido, Itália e Rússia em queda 

A Alemanha, os Estados Unidos e o Reino Unido lideraram novamente a lista dos mercados emissores, representando 28% das dormidas  nas cidades europeias. A China continuou a ser o mercado em crescimento mais rápido (+32%), dobrando a sua taxa de crescimento de 2014. Após uma recuperação promissora em 2014, as dormidas de Itália registraram novamente uma queda de 5,3%. As dormidas  da Rússia sofreram novamente uma drástica redução (-31%), embora tal tenha sido compensado pelo crescimento nas dormidas do Reino Unido (+8,1%) e dos EUA (+7,1%).

Estes resultados apresentam uma prova irrefutável da importância económica do turismo de cidade contemporâneo. As cidades representam, pois, o foco geográfico dominante do turismo europeu, especialmente nos segmentos lucrativos – e, portanto, altamente desejáveis – das pausas de curta duração (short breaks) e dos congressos e convenções. Tabelas e dados adicionais estão disponíveis gratuitamente em  http://www.europeancitiesmarketing.com . A 12ª edição do European Cities Marketing Benchmarking Report – a principal fonte global de estatísticas do turismo de cidades europeias – estará à disposição em junho de 2016. O relatório pode ser encomendado antecipadamente com um desconto de 20% até o fim de março.

Sobre a European Cities Marketing 

A European Cities Marketing é uma organização sem fins lucrativos que promove e liga os interesses de membros de mais de 100 importantes cidades em 36 países. A Sua missão é melhorar a competitividade e o desempenho das principais cidades da Europa, proporcionando uma plataforma onde profissionais de marketing de cidades, de convenções e de lazer podem trocar conhecimentos e melhores práticas e ampliar a sua rede de contactos para a criação de novos negócios.

Referência cruzada: Foto pode ser encontrada em imagens AP e  http://www.ots.at/

Informações adicionais e encomenda antecipada 

http://www.europeancitiesmarketing.com/ecm-benchmarking-report

Consultas 

European Cities Marketing

Flavie Baudot

press@europeancitiesmarketing.com

+33-380-56-02-00

MODUL University Vienna (Parceiro científico)

Karl Wöber

karl.woeber@modul.ac.at

+43-1-3203555-300

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/cidades-europeias-continuaram-a-atrair-um-crescente-numero-de-turistas-apesar-do-ano-problematico-na-europa-subida-de-42-nas-dormidas-em-2015-300230375.html

FONTE European Cities Marketing