PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

BASF e Avantium pretendem criar joint venture

Avantium

15/03/2016 11h38

LUDWIGSHAFEN, Alemanha e AMSTERDÃ, 15 de março de 2016 /PRNewswire/ -- A BASF e a Avantium anunciaram hoje que assinaram uma carta de intenções e iniciaram negociações exclusivas para criar uma joint venture para produção e marketing do ácido dicarboxílico furano (FDCA), assim como marketing do polietileno furanoato (PEF), tendo como vae esse novo componente químico essencial. O FDCA é produzido com recursos renováveis. 

A joint venture utilizará o processo patenteado YXY®, desenvolvido pela Avantium nos seus laboratórios em Amsterdã e na planta piloto em Geleen, Holanda, para a produção do FDCA. A empresa pretende desenvolver esse processo e construir uma planta de referência para a produção do FDCA com capacidade anual de até 50.000 toneladas métricas na unidade Verdund da BASF, na Antuérpia, Bélgica. O objetivo é obter posições de liderança mundial em FDCA e PEF e posteriormente licenciar a tecnologia para aplicação em escala industrial. 

FDCA e PEF: Novos materiais permitem filmes aprimorados para embalagem de alimentos e garrafas plásticas

O FDCA é o componente químico essencial para a produção do PEF. Em comparação com os plásticos convencionais, o PEF se caracteriza por possuir propriedades de barreira aprimoradas para gases como dióxido de carbono e oxigênio. Isso pode resultar em uma vida útil prolongada dos produtos embalados. Devido à sua resistência mecânica superior, é possível produzir embalagens de PEF mais finas, permitindo reduzir a quantidade de material para embalagem, se necessário. Por isso, o PEF é particularmente apropriado para a produção de embalagens para determinados alimentos e bebidas, por exemplo, filmes e garrafas plásticas. Depois de ser usado, o PEF pode ser reciclado. 

"Com essa joint venture que pretendemos criar, queremos combinar a tecnologia de produção específica da Avantium e o know-how de aplicação para FDCA e PEF com os  pontos fortes da BASF", disse Stefan Blank, presidente da divisão de intermediários da BASF. "Um aspecto particularmente importante é o nosso conhecimento em desenvolvimento de mercado e produção em grande escala por sermos uma empresa química confiável e estabelecida no setor de intermediários e polímeros", acrescentou Blank. 

"A joint venture prevista com a BASF é um marco importante no desenvolvimento e comercialização dessa tecnologia radicalmente inovadora. A parceria com a melhor empresa química do mundo nos permite ter acesso a recursos que são necessários para a industrialização dessa tecnologia", disse Tom van Aken, diretor executivo da Avantium. "A joint venture fortalecerá ainda mais a tecnologia global e posicionará o FDCA e o PEF como líderes no mercado. Com a BASF, pretendemos iniciar a produção do FDCA para permitir o primeiro lançamento comercial desse incrível material biológico, promover o desenvolvimento futuro e explorar plenamente o potencial do mercado", continuou van Aken. 

Sobre a Avantium 

A Avantium é uma empresa líder em tecnologia química e pioneira em produtos químicos de base renovável. Junto com seus parceiros em todo o mundo, a Avantium desenvolve processos eficientes e produtos sustentáveis feitos a partir de materiais biológicos. A Avantium oferece um ambiente fértil para soluções químicas renováveis revolucionárias. Desde a invenção até processos de produção comercialmente viáveis. Uma das muitas histórias de sucesso da Avantium é a tecnologia patenteada YXY®, com a qual criaram o PEF: um plástico totalmente novo, de alta qualidade e produzido com açúcares industriais com base vegetal. O PEF é 100% reciclável, e por isso oferece uma solução com excelente relação custo-benefício para produção de qualquer coisa, desde uma grande variedade de garrafas plásticas, até embalagens e fibras. YXY é a tecnologia mais avançada, mas a Avantium está também está trabalhando em vários outros projetos inovadores e fornecendo sistemas e serviços de pesquisa avançada sobre catálise para as principais empresas petroquímicas e químicas. Os escritórios da Avantium e sua sede ficam situados em Amsterdã, na Holanda. Para obter mais informações, acesse http://www.avantium.com

Sobre a divisão de intermediários da BASF  

A divisão de intermediários da BASF desenvolve, produz e comercializa um portfólio abrangente de quase 700 intermediários em todo o mundo. Seus grupos de produto mais importantes incluem aminos, dióis, poliálcoois, ácidos e produtos especializados. Os intermediários são usados, por exemplo, como matérias-primas para revestimentos, plásticos, fármacos, têxteis, detergentes, e protetores para lavouras. Os intermediários inovadores da BASF ajudam a melhorar tanto as propriedades do produto final quanto a eficiência dos processos de produção. A divisão de Intermediários, que possui certificação ISO 9001, opera plantas e unidades de produção na Europa, Ásia e América do Norte. Em todo o mundo, a divisão gerou vendas para terceiros de cerca de € 2,8 bilhões em 2015. Para obter mais informações, acesse http://www.intermediates.basf.com

Sobre a BASF 

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos sucesso econômico, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social. Os quase 112.000 funcionários do Grupo BASF trabalham de modo a contribuir para o sucesso dos nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é dividido em cinco segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura, Petróleo e Gás. A BASF registrou vendas superiores a € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Para obter mais informações, acesse http://www.basf.com

Link para imagens: https://www.basf.com/de/company/news-and-media/multimedia/photos.html (escolha por: Região – Europa – Belgien).

Contatos para a mídia:

BASF SE

Klaus-Peter Rieser

Divisão de Intermediários

Tel: +49-621-60-95138

E-mail: klaus-peter.rieser@basf.com   

Avantium

Alex de Vries

Tel: +31-20-586-0132

Celular: +31-651-11-9205

E-mail: alex.de.vries@msl.nl

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/basf-e-avantium-pretendem-criar-joint-venture-300236280.html

FONTE Avantium