PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Fórum de negócios e mídia no Uruguai: Discussões sobre perspectivas de cooperação entre a Rússia e países da América Latina

Roscongress Foundation

31/03/2016 12h24

MONTEVIDÉU, Uruguai, 31 de março de 2016 /PRNewswire/ -- O Fórum de Negócios e Mídia Rússia-América Latina foi realizado em Montevidéu (Uruguai) em 28 e 29 de março de 2016. O evento foi organizado pela Fundação Roscongress e pelo Instituto Bering-Bellingshausen para as Américas. As organizações de apoio foram o Governo uruguaio, os Ministérios das Relações Exteriores, de Desenvolvimento Econômico, das Telecomunicações e Mídia de Massa, da Energia e de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Federação Russa e o Serviço Federal de Veterinária e Vigilância Fitossanitária da Federação Russa.

O Fórum de Negócios e Mídia Rússia-América Latina reuniu para debates representantes das autoridades públicas, do setor empresarial e comunidades especializadas. Dentre eles estavam: Sergei Dankvert, Chefe do Serviço Federal de Veterinária e Vigilância Fitossanitária da Federação Russa, Presidente do Conselho das Seções Russas das Comissões Intergovernamentais entre a Rússia e o Uruguai, Argentina, Chile e Equador; Anton Inyutsyn, Vice-Ministro de Energia da Federação Russa; Demyan Smilevets, Vice-Diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Federação Russa; Raúl Fernando Sendic Rodriguez, Vice-Presidente da República Oriental do Uruguai; Tabaré Aguerre, Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai; Sergei Krivolapov, Presidente da ROSATOM América Latina; Manuel García Solá, Diretor Geral do Centro Genético do Litoral; Sergei Brilev, especialista do Fórum Econômico Internacional de St. Petersburgo, Vice-Diretor do Canal Russia TV.

Anton Kobyakov, Conselheiro do Presidente da Federação Russa e Secretário Executivo dos Comitês de Organização do Fórum Econômico Internacional de St. Petersburgo e do Fórum Econômico Oriental, declarou: "As elites políticas e empresariais da América Latina e do Caribe expressam interesse muito forte em colaborar com a Rússia, estruturando o diálogo na base da confiança e respeito mútuos pelos interesses, promoção e melhoria da cooperação comercial e econômica entre as partes. Neste contexto, o Fórum de Negócios e Mídia Rússia-América Latina demonstrou que tais importantes eventos como o Fórum Econômico Internacional de St. Petersburgo e o Fórum Econômico Oriental são considerados aqui como as plataformas mais eficientes para o estabelecimento e manutenção de contatos diretos com as comunidades de negócios russas e internacionais".

O escopo do Fórum incluiu sessões plenárias intituladas 'Cooperação Internacional: Unindo esforços para melhorar a eficiência energética e desenvolver a indústria energética' e 'Rússia-America Latina. Novas oportunidades de cooperação agrícola', bem como uma sessão de mídia 'O ambiente político e econômico global: O ponto de vista russo e latino-americano'.

Durante a sessão plenária, os participantes discutiram as perspectivas de cooperação entre a Rússia e os países da América Latina e as oportunidades surgidas a partir dos processos euro-asiáticos de integração para o fortalecimento da colaboração entre os países, com foco especial nas parcerias comerciais, econômicas e de investimentos, apoio para empresas russas e latino-americanas em âmbito internacional e a busca por novos modelos de financiamento de projetos de acordo com as condições atuais.

Os participantes do Fórum discutiram novos horizontes para a cooperação agrícola em uma sessão separada. Outros importantes tópicos de discussão foram a maior eficiência energética e o desenvolvimento dos países da América Latina.

"A Rússia está atualmente elaborando um sério programa para o mercado energético. Conseguimos formar uma forte infraestrutura e adquirir competências tecnológicas exclusivas. O crescimento demonstrado pelos países latino-americanos exigirá colaboração através de alianças para o desenvolvimento de vários projetos, que poderão constituir uma sólida base para futuras colaborações", conforme destacado no Fórum pelo Ministro de Energia da Federação Russa, Anton Inyutsyn.

Durante a sessão de mídia 'O ambiente político e econômico global: O ponto de vista russo e latino-americano', o Instituto Bering-Bellingshausen para as Américas apresentou um relatório sobre a situação do mercado de aviação comercial no Cone Sul e as perspectivas para o Sukhoi Superjet (SSJ). Adicionalmente, versões em espanhol do relatório do Valdai Club 'Paz e Guerra no século 21' e dos relatórios dos parceiros do projeto Rússia Além de Manchetes também foram apresentadas durante a sessão.

Durante o evento, muitos participantes – delegados oficiais – receberam convites pessoais para continuarem o diálogo no 20o. aniversário do Fórum Econômico Internacional de St. Petersburgo, que será realizado de 16 a 18 de junho de 2016.

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/forum-de-negocios-e-midia-no-uruguai-discussoes-sobre-perspectivas-de-cooperacao-entre-a-russia-e-paises-da-america-latina-300244127.html

FONTE Roscongress Foundation