Bolsas

Câmbio

Guggenheim exibe arte recente do Oriente Médio e Norte da África na terceira exposição da Iniciativa da Arte Global Guggenheim UBS MAP

Solomon R. Guggenheim Museum

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

NOVA YORK, 28 de abril de 2016 /PRNewswire/ -- De 29 de abril a 5 de outubro de 2016, o Museu Solomon R. Guggenheim em Nova York vai apresentar a exposição "But a Storm Is Blowing from Paradise: Contemporary Art of the Middle East and North Africa" ("Mas uma tempestade está vindo do paraíso: arte contemporânea do Oriente Médio e do Norte da África"), a terceira da Iniciativa da Arte Global Guggenheim UBS MAP. Organizada por Sara Raza, curadora do Guggenheim UBS MAP para o Oriente Médio e Norte da África, a exposição terá uma grande variedade de vozes artísticas e preocupações críticas de uma região que está evoluindo rapidamente, através de instalação, fotografia, escultura, vídeo e trabalho em papel. Entrelaçada com questões e ideias sobre as histórias coloniais da região, a exposição investiga temas tais como arquitetura e geometria, modernismo e migração, e o processo de desenterrar ideias escondidas.

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160426/359944

Tal como as duas exposições anteriores da iniciativa MAP, que se focaram na prática da arte contemporânea do Sul Asiático, Sudeste Asiático e América Latina, a "But a Storm Is Blowing from Paradise" terá obras de arte que foram adquiridas recentemente para a coleção do Guggenheim. Sob os auspícios do Fundo de Compra do Guggenheim UBS MAP, a coleção cresceu para mais de 125 obras, de mais de 85 artistas. Programas in loco e digitais serviram mais de 14.000 adultos, famílias, educadores e estudantes em todo o mundo. Após sua exibição no Guggenheim, a exposição irá para o Museu de Pera em Istambul, em 2017.

Visão geral da exposição

A "But a Storm Is Blowing from Paradise" terá 18 obras de arte -- muitas delas instalações de mídia mista em grande escala -- de 17 artistas. A exibição, instalada em dois níveis das Tower Galleries do museu, extraiu seu título da obra de arte "But a Storm Is Blowing from Paradise" (2010) de Rokni Haerizadeh, que, por sua vez, é citada pelo filósofo alemão Walter Benjamin, em um célebre ensaio de 1940.

Os artistas com obras na exposição são:

Abbas Akhavan (b. 1977, Teerã; vive e trabalha em Toronto) Kader Attia (b. 1970, Paris; vive e trabalha em Berlim) Ergin Çavuşoğlu (b. 1968, Targovishte, Bulgária; vive e trabalha em Londres) Ali Cherri (b. 1976, Beirute; vive e trabalha em Beirute e Paris) Ori Gersht (b. 1967, Tel Aviv; vive e trabalha em Londres) Mariam Ghani (b. 1978, Nova York; vive e trabalha em Nova York) Joana Hadjithomas e Khalil Joreige (b. 1969, Beirute, Líbano; vivem e trabalham em Beirute e Paris) Rokni Haerizadeh (b. 1978, Teerã; vive e trabalha em Dubai) Susan Hefuna (b. 1962, Berlim; vive e trabalha em Düsseldorf) Iman Issa (b. 1979, Cairo; vive e trabalha em Nova York) Nadia Kaabi-Linke (b. 1978, Tunis; vive e trabalha em Berlim) Mohammed Kazem (b. 1969, Dubai; vive e trabalha em Dubai) Hassan Khan (b. 1975, Londres; vive e trabalha no Cairo) Ahmed Mater (b. 1979, Tabuk, Arábia Saudita; vive e trabalha em Jidá, Arábia Saudita) Zineb Sedira (b. 1963, Paris; vive e trabalha em Londres) Ala Younis (b. 1974, Kuwait; vive e trabalha em Amã, Jordânia, e Londres) Outras aquisições para a coleção do Guggenheim UBS MAP incluem trabalhos dos artistas Lida Abdul (b. 1973, Cabul; vive e trabalha em Los Angeles e Cabul), Emily Jacir (b. 1972, Belém, vive e trabalha em Roma, Itália e Ramallah, Palestina) e Gülsün Karamustafa (b. 1946, Ancara, Turquia; vive e trabalha em Istambul).

A exposição é organizada por Sara Raza, curadora do Guggenheim UBS MAP para o Oriente Médio e Norte da África. Joan Young, diretor de Assuntos Curatoriais do Solomon R. Guggenheim Museum, faz a supervisão curatorial da iniciativa MAP com Amara Antilla, curadora assistente.

Sobre a Iniciativa de Arte Global Guggenheim UBS MAP

A Iniciativa de Arte Global Guggenheim UBS MAP é um programa distintivo, que cria acesso direto à arte e à educação contemporânea em escala global. Através da colaboração em profundidade com artistas, curadores e organizações culturais do Sul Asiático, Sudeste Asiático, América Latina, Oriente Médio e Norte da África, o MAP expandiu a coleção do Guggenheim com mais de 125 novas obras de arte e desenvolveu experiências físicas e digitais que dão vida à arte e às ideias.

A primeira exposição do MAP, "No Country: Contemporary Art for South and Southeast Asia" ("Sem país: Arte contemporânea o Sul Asiático e do Sudeste Asiático), foi organizada por June Yap e exibida no Centro da Sociedade Asiática de Hong Kong e no Centro NTU para a Arte Contemporânea em Cingapura, em sequência a sua apresentação em Nova York, em 2013. A segunda exposição, "Under the Same Sun: Art from Latin America Today (Bajo un mismo sol: Arte de América Latina hoy)", é organizada por Pablo León de la Barra e foi exibida no Museu Jumex, na Cidade do México, até 7 de fevereiro de 2016, depois de ser apresentada em Nova York. Ela será exibida na South London Gallery de 10 de junho a 4 de setembro de 2016.

Mais informações sobre os artistas, curadores e exposições estão disponíveis em guggenheim.org/MAP.

Material adicional

Para ver o comunicado à imprensa, visite guggenheim.org/pressreleases  

Website do MAP: guggenheim.org/MAP

Website da UBS: ubs.com/Guggenheim

Mídia Social: guggenheim.org/social

#GuggUBSMAP

Traduções deste comunicado à imprensa em árabe, inglês, persa, francês, hebraico e turco serão disponibilizadas em guggenheim.org/pressreleases . 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/guggenheim-exibe-arte-recente-do-oriente-medio-e-norte-da-africa-na-terceira-exposicao-da-iniciativa-da-arte-global-guggenheim-ubs-map-300258596.html

FONTE Solomon R. Guggenheim Museum

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos