IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sergey Gorkov indicado como representante da Rússia no Business Council do BRICS

Vnesheconombank

06/05/2016 16h06

MOSCOU, 6 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, indicou o presidente do State Corporation Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank) como o representante da Rússia no Business Council do BRICS.

O BRICS é um grupo informal de Estados que compreende a República Federativa do Brasil, a Federação Russa, a República da Índia, a República Popular da China e a República da África do Sul. O Business Council do BRICS é um dos mecanismos mais importantes para a cooperação dentro do BRICS voltada para promoção e fortalecimento dos laços de negócios, comércio e investimentos entre as comunidades de negócios dos cinco países do BRICS. Sete grupos de trabalho nas áreas de Infraestrutura, Manufatura, Serviços Financeiros, Energia e Economia Verde, Desenvolvimento de Habilidades, Agronegócios e Desregulamentação, foram formados sob a égide Business Council do BRICS.

Sobre Sergey Gorkov

Sergey Gorkov (48) se tornou o chefe da corporação estatal "Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank) em fevereiro de 2016. Antes disso, ele trabalhou como vice-presidente da diretoria do Sberbank, onde supervisionava o trabalho de unidades de operações internacionais. O Sr. Gorkov foi premiado com a Medalha da Ordem do Mérito pelos Serviços à Pátria, Segunda classe e com o Certificado de Honra do Governo da Federação Russa.

Sobre o BRICS A sigla "BRICs" foi inicialmente formulada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, da Goldman Sachs, em um relatório sobre perspectivas de crescimento das economias do Brasil, Rússia, Índia e China - que juntas representavam uma parcela significativa da produção e da população mundial.

A Rússia foi quem iniciou a criação do BRICS. Em 2006, os quatro países começaram uma coordenação diplomática informal regular, com reuniões anuais dos Ministros de Relações Exteriores junto com ao Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA na sigla em inglês). Essa interação bem-sucedida levou à decisão de que o diálogo seria realizado ao nível de Chefes de Estado e de Governo em cúpulas anuais. Na Primeira Cúpula, realizada em Ecaterimburgo em 2009, a profundidade e o escopo do diálogo entre os Membros do BRICs - que se tornou BRICS em 2011 com a inclusão da África do Sul - foi aumentando. Mais do que uma sigla que identifica países emergentes na ordem econômica internacional, o BRICS se tornou uma nova e promissora entidade político-diplomática, muito além do conceito original criado para os mercados financeiros.

FONTE Vnesheconombank