IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupos confessionais publicam em Genebra declaração inter-religiosa clamando por ação urgente para a abolição das armas nucleares

Soka Gakkai International

11/05/2016 22h05

TÓQUIO, 6 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- Em 2 de maio, um grupo de diversas organizações baseadas na fé publicou uma poderosa declaração inter-religiosa, destacando os imperativos éticos e morais para a abolição das armas nucleares, para marcar a segunda sessão do Grupo de Trabalho Aberto (Open-ended Working Group – OEWG, sigla em inglês)  das Nações Unidas 2016, levando adiante negociações multilaterais para o desarmamento nuclear, realizando-se em Genebra entre 2 e 13 de maio.

A declaração diz: "Armas nucleares são incompatíveis com os valores defendidos por nossas respectivas tradições religiosas – com o direito de as pessoas viverem em segurança e com dignidade, com os mandamentos de consciência e justiça e com o dever de proteger os vulneráveis e de exercitar os cuidados que vão salvaguardar o planeta para as futuras gerações".

A afirmação, que em 3 de maio foi apresentada ao presidente do OEWG, o embaixador da Tailândia Thani Thongphakdi, insta o grupo de trabalho a focar  no impacto humanitário das armas nucleares, na  participação de boa fé de todos os Estados, nos esforços para o desarmamento nuclear, e na adoção prévia de um marco jurídico que vai facilitar a proibição e a eliminação das armas nucleares, sob estrito controle internacional.

PAX, Soka Gakkai International (SGI) e o Conselho Internacional das Igrejas (WCC, sigla em inglês) tomaram a iniciativa de esboçar a declaração, intitulada "Comunidades religiosas preocupadas com as consequências humanitárias das armas nucleares".

Hirotsugu Terasaki, diretor executivo de Paz e Assuntos Mundiais da SGI, comenta: "É nossa esperança sincera que as discussões durante o OEWG pavimentem uma rota concreta, levando ao 'começo do fim' da era das armas nucleares".

Susi Snyder, gerente do Programa de Desarmamento Nuclear da PAX, acrescenta: "Encorajamos todos os participantes a começarem pela base das perspectivas morais, éticas e humanitárias. Nossa oposição às armas nucleares deve ser maior do que palavras, e deveria se tornar obrigatória por meio de um novo instrumento legal proibindo-as de uma vez por todas".

A Dr. Emily Welty, moderadora em exercício da comissão do WCC para Assuntos Internacionais, explica a posição do WCC: "Nossas convicções mais profundas e fé nos chamam a rejeitar segurança que dependa da ameaça das armas nucleares. Elas deveriam ser vistas como uma pecaminosa má utilização de nossos recursos".

Endossada até agora por mais de 33 grupos e pessoas, a declaração completa está em:  http://www.sgi.org/content/files/resources/ngo-resources/OEWG-Joint-Statement.pdf

Esta declaração aproveita declarações inter-religiosas anteriores sobre as consequências humanitárias das armas nucleares, publicadas em Washington, D.C. (abril de 2014), Viena (dezembro de 2014) e Nova York (maio de 2015).

Grupos religiosos e pessoas que desejem adicionar seus nomes à declaração podem fazê-lo enviando um e-mail para y-matsuoka [at] soka.jp.

O Grupo de Trabalho Aberto foi convocado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com base numa resolução adotada em dezembro de 2015, para substantivamente tratar medidas legais efetivas e concretas, provisões e normas necessárias para o alcance e a manutenção de um mundo sem armas nucleares. O primeiro encontro foi realizado em fevereiro de 2016.

Contato: Yuko Oshima

Coordenadora do Programa

Paz e Direitos Humanos 

Soka Gakkai International 

Tel.: +81-80-5957-4710

E-mail: y-matsuoka [at] soka.jp

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/grupos-confessionais-publicam-em-genebra-declaracao-inter-religiosa-clamando-por-acao-urgente-para-a-abolicao-das-armas-nucleares-300267411.html

FONTE Soka Gakkai International