Bolsas

Câmbio

ContourGlobal inaugura inovadoras instalações KivuWatt em Ruanda e anuncia aumento de 25% na capacidade de produção da primeira fase

ContourGlobal

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

KIBUYE, Ruanda e NOVA YORK, 17 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- ContourGlobal, a corporação de energia com sede nos EUA, inaugurou sua usina de energia KivuWatt em Kibuye, Ruanda, nas margens do lago Kivu, com a presença do presidente Paul Kagame, James Musoni, Ministro de Infraestrutura e Jean Bosco Mugiraneza, CEO Rwanda Energy Group. ContourGlobal foi representada por seu presidente e CEO, Joseph C. Brandt, Karl Schnadt, vice-presidente executivo e diretor de operações, Cheick-Oumar Sylla, vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios na África e Jarmo Gummerus, diretor de KivuWatt Ltd. Também participaram os embaixadores dos Estados Unidos, Países Baixos, Bélgica, China e União Europeia, além de representantes da Wartsila e outros sócios no projeto.

O projeto KivuWatt é o único projeto de extração de gás/água atualmente operacional no mundo. O projeto inovador utiliza o gás metano encontrado nas águas profundas do lago Kivu para gerar eletricidade com baixa emissão de carbono, e ao reduzir a quantidade de metano no lago também reduz o risco de liberação catastrófica de metano.

Os principais bancos de desenvolvimento do mundo se uniram ao projeto KivuWatt em 2011 quando o African Development Bank (AfDB), o Emerging Africa Infrastructure Fund (EAIF), a Netherlands Development Finance Company (FMO) e a Belgian Investment Company for Developing Countries (BIO) aumentaram o financiamento da dívida para o projeto.

Joseph C. Brandt, presidente e CEO da ContourGlobal falou: "Em 2008 entramos numa parceria com o governo de Ruanda para transformar a ameaça dos depósitos de gás do lago Kivu na fonte de algo bom para o povo de Ruanda. O bem planejado projeto KivuWatt percebeu o potencial do lago previsto pelo presidente Paul Kagame. Sentimos orgulho de ter catalisado a visão dele para um projeto operacional substancial que está mitigando a ameaça de catástrofe ambiental ao mesmo tempo em que fornece eletricidade limpa e confiável para Ruanda."

Karl Schnadt, vice-presidente executivo e Diretor de Operações da ContourGlobal: "Colocamos em operação, com sucesso, esse projeto único e superamos os muitos desafios apresentados por essa tentativa sem precedentes de extração de gás em larga escala no lago. Nosso design e tecnologia estão com desempenho até melhor do que o esperado e estamos felizes de anunciar hoje que a instalação de extração de gás pode aguentar pelo menos 9 MW adicionais de geração de energia. Estamos realizando os trabalhos para transformar esse gás inesperado em eletricidade adicional para a rede de Ruanda até o final do ano."

Tecnologia e processo de KivuWatt

O processo de extração de gás traz águas carregadas de gás de 35 bars para 2 bars de pressão através de um separador de gás onde as bolhas são extraídas da água. O gás cru é então lavado em quatro torres, terminando com a produção de gás metano limpo. Esse gás é então transportado para a usina através de uma tubulação onde motores de combustão geram a eletricidade que é enviada à rede de energia de Ruanda. A instalação de extração de gás de KivuWatt encontra-se em uma barcaça ancorada a 13 km da costa. A fase 2 do projeto vai acrescentar duas ou três barcaças dessa configuração no lago para gerar 75 MW adicionais. Além da extração de gás e geração de energia, ContourGlobal também está se relacionando com a população local, treinando e desenvolvendo trabalhadores locais e financiando projetos de caridade como o fornecimento de bibliotecas e computadores para as escolas de Kibuye.

ContourGlobal na África

ContourGlobal começou a operar na África em 2008 quando desenvolveu e construiu sua principal usina de energia em Lome, Togo. A usina ContourGlobal em Togo, vencedora do "Impact Award for Critical Infrastructure", da US Overseas Private Investment Corporation de 2014 começou a operar comercialmente em 2010 e vem produzindo eletricidade para o país desde então.

Em 2013, ContourGlobal adquiriu uma usina de energia térmica abandonada no Senegal e começou a desenvolver e construir uma nova instalação de energia térmica de 53 MW. A instalação começou a operar em abril de 2016 e será a usina de energia de combustível líquido com o menor custo no Senegal e pode ser facilmente convertida para queimar gás natural limpo. Em dezembro de 2015, ContourGlobal anunciou uma expansão do projeto para incluir 33 MW adicionais de capacidade instalada a serem construídas no lugar existente até outubro de 2016. A capacidade combinada de 86 MW da usina Cap des Biches vai aumentar significativamente o fornecimento de energia para as pessoas e as indústrias do Senegal. ContourGlobal também fornece tri-geração eficiente na Nigéria para três empresas de engarrafamento da CocaCola Hellenic Bottling Company e possui quase 2.000 MW de projetos em desenvolvimento em toda a África.

Sobre a ContourGlobal

ContourGlobal é desenvolvedora e operadora de instalações de geração de energia elétrica. A empresa possui e opera um portfólio de 62 usinas de energia com tecnologias térmicas e renováveis, com aproximadamente 4.000 MW de capacidade total instalada em operação. Os projetos estão localizados em 20 países em 3 continentes, usando uma grande variedade de tipos de combustíveis, tecnologia e equipamentos. 1.800 pessoas trabalham para ContourGlobal no mundo todo.

FONTE ContourGlobal

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos