IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caio Calfat Real Estate Consulting aponta investimento em novos modelos para superar a crise imobiliária

Caio Calfat Real Estate Consulting

18/05/2016 10h30

SÃO PAULO, 18 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- Neste momento em que os lançamentos e vendas de imóveis no país sofrem uma grande retração, o mercado revisita um conceito clássico para superar a crise do setor: os flats. A proposta é inovar e focar na demanda trazida pelas mudanças demográficas. Senior Living e Student Housing são novos e atrativos modelos de empreendimento imobiliário, voltados para públicos com tendência de crescimento acelerado e necessidades específicas: a terceira idade e os universitários. Atuando no planejamento e desenvolvimento destes residenciais, o consultor turístico-imobiliário Caio Calfat, da Caio Calfat Real Estate Consulting, desenvolve estudos que indicam a oportunidade para implantar estes empreendimentos em várias cidades brasileiras.

Relativamente novo no Brasil, o Student Housing é um modelo de negócio impulsionado pela crescente demanda de universitários e a busca por instituições fora de sua cidade de origem - mais de 2 milhões de potenciais clientes no país. Trata-se de um fenômeno mundial: pesquisa da consultoria especializada em mercado imobiliário JLL (Jones Lang LaSalle), aponta que o SH movimenta 200 milhões de dólares no mundo.

No Estado de São Paulo, um destes exemplos é o ULiving, com duas unidades em operação, uma em Sorocaba e outra na capital, na Bela Vista. São apartamentos mobiliados, com recepção 24 horas, internet e TV e área de estudo, além de serviços hoteleiros pay-per-use (lavanderia, academia, limpeza de quartos etc.). A Caio Calfat atua no planejamento deste produto, produzindo estudos de viabilidade mercadológica e econômico financeira.

Já o Senior Living é um produto desenvolvido a partir de uma nova realidade: a população acima de 60 anos deverá triplicar nas próximas duas décadas passando de 22,9 milhões (11,34%) para 88,6 milhões (39,2%), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expectativa de vida subirá de 75 para 81 anos.

Recentemente, a Calfat realizou a avaliação mercadológica de um empreendimento localizado próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que será transformado de hotel em senior living. Com cerca de 100 apartamentos, a proposta é oferecer um serviço para idosos ainda ativos, que precisam de cuidados, em ambiente moderno e seguro, com serviços hoteleiros, arquitetura adaptada e equipe médica multidisciplinar.

Eduardo Merli, 55 (11) 99340-6780  merli@bresscomunicacao.com.br

FONTE Caio Calfat Real Estate Consulting