IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alturas supremas: #project360 conquista o Monte Everest

Mammut Sports Group AG

22/05/2016 23h27

SEON, Suíça, e KATMANDU, Nepal, 22 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- Um novo marco em alpinismo virtual foi celebrado, assim que os dois guias de montanha nepaleses Lakpa Sherpa e Pemba Rinji Sherpa, com o apoio de seus colegas Ang Kaji Sherpa e Kusang Sherpa, se tornaram as primeiras pessoas do mundo a documentar toda a rota sul do Monte Everest até seu pico, equipados com câmeras de 360 graus para o #project360 da Mammut. A rota completa já está online e pode ser vista em http://project360.mammut.ch .

Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160520/370408

Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160520/370409

A expedição ao Everest foi liderada pelo especialista em realidade virtual e diretor técnico do projeto Matthias Taugwalder. Ele iniciou o #project360 com a Mammut, marca de produtos esportivos para montanhas, em colaboração com a Heye Grid, há dois anos. "O "#project360 começou quando capturamos a subida completa da parede norte da montanha Eiger pela primeira vez. Para isso, desenvolvemos um sistema de câmeras especiais com uma mochila e um cubo de seis câmeras Go Pro, que gravavam imagens e vídeos em 360 graus, em intervalos regulares. Desde então, capturamos mais de 40 rotas nos Alpes e em outras partes do mundo e, agora, o Monte Everest é o destaque desse projeto".

Para a Mammut, ficou claro desde o começo que os Sherpas seriam os únicos candidatos apropriados para esse empreendimento desafiador para chegar ao cume da montanha. Lakpa Sherpa, o guia-líder da expedição #project360 ao Everest, declarou que estava orgulhoso por poder carregar uma das câmeras para o topo do mundo. "Me sinto com sorte por poder participar desse grande projeto, porque ele mostra a beleza e os perigos de escalar o Monte Everest", ele disse. Para escalar a montanha ele se atou com corda a seu colega guia de montanhas Pempa Rinji Sherpa. Dois Sherpas experientes e alpinistas, Kusang Sherpa e Ang Kaji Sherpa, os ajudaram na subida até o topo.

Os quatro Sherpas escalaram a partir do acampamento base a 5.380 metros de altitude até o pico da montanha a 8.848 metros, passando por todos os pontos atrativos da icônica rota, como o imprevisível e constantemente em movimento Khumbu Icefall (cascata de gelo), o Western Cwm, que é notório por suas condições meteorológicas inconstantes, subindo para a íngreme e gelada Lhotse Face, atingindo o pico ao passar pelos pontos cruciais técnicos Yellow Band, Geneva Spur o infame Hillary Step.

Após muitos dias de aclimatização e escaladas, Lakpa Sherpa, Pemba Rinji Sherpa, Kusang Sherpa e Ang Kaji Sherpa atingiram o pico da montanha e se tornaram os primeiros alpinistas a conseguir capturar a rota completa até o pico do Monte Everest, equipados com câmeras de 360 graus.

Um sucesso particular para a comprometida equipe Sherpa e um destaque de montanhismo virtual para o #project360 da Mammut.

Leia a história completa: http://community.mammut.ch/

Assista o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/user/mammut

Baixe o kit de mídia: http://media.pprmediarelations.ch/Mammut/Expeditionen+Athletenprojekte/project360/5.+Everest+2016

#project360 

Desenvolvido em cooperação com o especialista em realidade virtual Matthias Taugwalder e a Heye Grid, alpinistas profissionais e empregados da Mammut carregaram mochilas com câmeras especialmente projetadas por mais de 40 montanhas em todo o mundo, desde 2014. Essas rotas espetaculares podem ser apreciadas em panoramas de 360 graus completos em http://project360.mammut.ch . Além disso, todas as passagens mais interessantes das rotas são destacadas com vídeos adicionais e informações complementares.

Contato:

Fabian Erhard

Mammut Sports Group AG

Industriestrasse Birren 5

CH-5703 Seon

Relações Públicas

Telefone: +41-(0)62-769-82-71

Fax: +41-(0)62-769-82-47

fabian.erhard@mammut.ch

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/alturas-supremas-project360-conquista-o-monte-everest-300272837.html

FONTE Mammut Sports Group AG