Bolsas

Câmbio

Governos a caminho de eliminar a hepatite viral até 2030

World Hepatitis Alliance

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

LONDRES, 31 de maio de 2016 /PRNewswire/ -- Em 28 de maio, 194 estados-membros firmaram um compromisso histórico para eliminar a hepatite viral até 2030. Na 69a Assembléia Mundial da Saúde, governos unanimemente votaram a adoção da primeira Estratégia Global para a Hepatite Viral, sinalizando o maior compromisso global em termos de hepatite viral até a presente data.

A estratégia estabelece a meta de eliminar a hepatite B e C e inclui um conjunto de metas de prevenção e tratamento as quais, se alcançadas, vão reduzir as mortes anuais em 65% e aumentar o tratamento para 80% - salvando 7,1 milhões de vida em todo o mundo até 2030.

A hepatite viral mata 1,4 milhão de pessoas todo ano mundialmente – mais do que o HIV ou a malária – e está entres as principais causas da cirrose e do câncer de fígado. Com vacinas e tratamentos eficientes para a hepatite B – e uma cura para a hepatite C – disponíveis, as metas descritas na estratégia são viáveis e a eliminação da hepatite até 2030 é alcançável.

"A adoção da Estratégia Viral para a Hepatite, da OMS, sinaliza o primeiro passo para eliminar a hepatite viral, uma doença que afeta 400 milhões em todo o mundo. Nós parabenizamos os governos por demonstrarem grande ambição". Raquel Peck, CEO da Aliança Mundial contra a Hepatite, disse: "Se os governos permanecerem empenhados, nós vamos testemunhar a eliminação de uma das maiores ameaças de saúde em nosso tempo".

Embora a adoção da estratégia demonstre uma vontade política considerável, mais trabalho será necessário para tornar a eliminação da hepatite viral uma realidade. Segundo dados de fevereiro de 2016, 36 países possuíam planos nacionais de hepatite viral em vigor e 33 os possuíam em desenvolvimento. Isso significa que 125 estados-membros da OMS não possuem estratégias nacionais para atacar esse causador de mortes global. Um aumento dramático de recursos e priorização é vital.

A Aliança Mundial contra a Hepatite (WHA, sigla em inglês) e seus 230 estados-membros vai continuar a trabalhar para garantir que os países honrem seu compromisso e para que eles implementem medidas para atingir os objetivos. No  Dia Mundial da Hepatite  (28 de julho de 2016), a WHA vai lançar NOhep , o primeiro movimento mundial voltado a somar apoio rumo à eliminação da hepatite viral até 2030. 

Notas aos editores

Sobre a Aliança Mundial da Hepatite

A  Aliança Mundial contra a Hepatite  é uma ONG dirigida por pacientes e voltada aos pacientes. Com mais de 230 membros, a WHA fornece liderança global para gerar ações para eliminar a hepatite. Eles trabalham com governos e parceiros essenciais para elevar a voz dos pacientes, aumentar a conscientização e ajudar a criar estratégias para a hepatite.

Contatos de mídia

Tara Farrell

Gerente de Comunicações

Tara.farrell@worldhepatitisalliance.org

+44(0)776162525

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/governos-a-caminho-de-eliminar-a-hepatite-viral-ate-2030-300276564.html

FONTE World Hepatitis Alliance

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos