IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Programa de aquisições internacionais - Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative - vai à South London Gallery

Solomon R. Guggenheim Foundation

10/06/2016 09h00

LONDRES, 10 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- Para marcar a primeira grande colaboração e exposição do Guggenheim em Londres, Under the Same Sun: Art from Latin America Today inicia hoje, 10 de junho de 2016, na South London Gallery (SLG).

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160608/376862

Local:  South London Gallery

Endereço:  65-67 Peckham Road, London SE5 8UH

DATAS:  de 10 de junho a 4 de setembro de 2016

SITE:  www.southlondongallery.org  

A exposição é parte da Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative , um programa plurianual de aquisições que irá reforçar o alcance internacional da coleção permanente do Museu Guggenheim. Under the Same Sun traz uma pesquisa acadêmica da prática de arte contemporânea da América Latina ao Sul de Londres, lugar onde mora uma das maiores comunidades latino-americanas da Europa. Graças ao apoio do programa UBS, a apresentação do Guggenheim também irá oferecer a primeira exibição pública do novo espaço de exposição da South London Gallery, o antigo corpo de bombeiros da Peckham Road.

A exposição foi organizada por Pablo León de la Barra, curador do Guggenheim UBS MAP da América Latina, em colaboração com a equipe da South London Gallery e destaca obras recentemente adquiridas por mais de quarenta artistas que trabalham com meios e métodos, incluindo instalação, pintura, performance, fotografia, escultura e vídeo. Os artistas participantes são: Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla, Carlos Amorales, Alexander Apóstol, Tania Bruguera, Luis Camnitzer, Marianna Castillo Deball, Alejandro Cesarco, Raimond Chaves e Gilda Mantilla, Donna Conlon e Jonathan Harker, Adriano Costa, Eduardo Costa, Minerva Cuevas, Jonathas de Andrade, Wilson Diaz, Rafael Ferrer, Regina José Galindo, Mario García Torres, Tamar Guimarães, Federico Herrero, Alfredo Jaar, Claudia Joskowicz, Runo Lagomarsino, David Lamelas com Hildegarde Duane, Marta Minujín, Carlos Motta, Iván Navarro, Rivane Neuenschwander, Gabriel Orozco, Damián Ortega, Amalia Pica, Wilfredo Prieto, Paul Ramírez Jonas, Beatriz Santiago Muñoz, Gabriel Sierra, Javier Téllez, Erika Verzutti, e Carla Zaccagnini.

Under the Same Sun examina uma diversidade de respostas criativas de artistas a realidades complexas e compartilhadas. A exposição centra-se no trabalho feito por artistas nascidos após 1968, além de vários pioneiros que os precederam e que foram ativos internacionalmente na década de 1960 e 70, muitos dos quais compartilharam e foram influenciados por histórias coloniais e modernas, governos repressivos, crises econômicas, desigualdade social e períodos simultâneos de riqueza econômica regional, desenvolvimento e progresso. Os projetos especiais encomendados especificamente para a edição da exposição na South London Gallery incluem: 

Em uma tela no centro de Londres, o artista chileno Alfredo Jaar apresentará a primeira transmissão no Reino Unido de A Logo for America, um trabalho apresentado originalmente em um outdoor eletrônico na Times Square da cidade de Nova Iorque em 1987. De julho a agosto, pela primeira vez em mais de vinte anos, a artista cubana Tania Bruguera terá sua residência no Reino Unido. O artista costa-riquenho Federico Herrero trabalhará com os residentes locais para transformar um parque infantil em Peckham com um mural de chão diferente e alegremente colorido. A artista plástica argentina Amalia Pica trabalhará com participantes convidados e apresentará sua performance Asamble (2015) na Peckham Square em 11 de junho às 12:00 horas. Sobre o programa Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative

O Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative é um programa diferente que oferece acesso direto à arte e à educação contemporânea em uma escala global. Através da profunda colaboração com artistas, curadores e organizações culturais do sul e sudeste da Ásia, América Latina, Oriente Médio e Norte de África, o MAP ampliou a coleção do Guggenheim com mais de 125 trabalhos novos. Parcerias com organizações culturais como a South London Gallery têm sido o ponto central do projeto todo, estendendo seu alcance e impacto criativo tanto fisicamente como digitalmente.

But a Storm Is Blowing from Paradise: Contemporary Art of the Middle East and North Africa, a exposição que representa a terceira fase do projeto, está atualmente em exibição no Museu Guggenheim de Nova York.

Juntos, Guggenheim e UBS reconhecem o poder da arte contemporânea para conectar e inspirar comunidades, incentivar debates, enriquecer o presente e ajudar a moldar o futuro. Esta colaboração de longo prazo reforça um compromisso mútuo de apoiar os artistas mais inovadores da atualidade, aumentando a visibilidade de seus trabalhos em Nova Iorque e em todo o mundo.

Saiba mais sobre os artistas, curadores e exposições que trazem estas obras para a vida no endereço www.guggenheim.org/MAP .

Traduções dos comunicados de imprensa em espanhol, francês, alemão e italiano estarão disponíveis no endereço guggenheim.org/pressreleases .  

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/programa-de-aquisicoes-internacionais---guggenheim-ubs-map-global-art-initiative--vai-a-south-london-gallery-300281895.html

FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation