IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Usina de geração de energia "Cap des Biches" da ContourGlobal, altamente eficiente, é inaugurada por Macky Sall, presidente do Senegal

ContourGlobal

14/06/2016 12h21

DAKAR, Senegal, e NOVA YORK, 14 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- A ContourGlobal, empresa de geração de energia com sede nos EUA, inaugurou hoje sua usina de energia Cap des Biches de 53 MW em Rufisque, ao lado de Dakar, Senegal. A usina de energia Cap des Biches é o maior investimento já feito por uma empresa dos EUA no Senegal, e a inauguração contou com a presença de 300 pessoas, entre elas Sua Excelência Macky Sall, presidente da República do Senegal, Mohammed Dionne, primeiro-ministro da República do Senegal, Joseph C. Brandt, presidente de diretor executivo da ContourGlobal, Thierno Alassane SALL, ministro da energia do Senegal e Mouhamadou Makhtar Cissé, gerente geral da Senelec, a empresa nacional de energia elétrica do Senegal. O evento também contou com a presença de James P. Zumwalt, embaixador dos Estados Unidos na República do Senegal e na República da Guiné-Bissau, de Cheick Oumar Sylla, vice-presidente executivo da ContourGlobal e de outros executivos de nível sênior da empresa, bem como representantes da Overseas Private Investment Corporation ("OPIC"), da Corporação Financeira Internacional do World Bank Group ("IFC") e da Wärtsilä Oy, a empresa que construiu a usina de energia. O anúncio se deu apenas um mês após a inauguração, pela ContourGlobal, de sua instalação de gás metano e usina de energia no Lago Kivu, em Ruanda.

Cap des Biches é uma usina de geração térmica de 86 MW, desenvolvida e construída pela ContourGlobal em duas fases: 53 MW que começaram a gerar eletricidade em abril de 2016, após apenas 14 meses de construção, e uma segunda fase com 33 MW que começou em janeiro de 2016 e gerará eletricidade até setembro de 2016. A nova usina de energia foi projetada para utilizar as instalações e a infraestrutura de uma antiga usina, para reduzir o custo de desenvolvimento e construção, permitindo que a instalação de Cap des Biches produza a geração térmica de mais baixo custo do Senegal.

A usina de energia Cap des Biches foi desenvolvida para operar dia e noite e impulsionará consideravelmente o crescimento econômico do Senegal. O inovador modelo de financiamento do projeto reúne duas das principais instituições financeiras de desenvolvimento: a OPIC e IFC. A OPIC proporcionou um financiamento de 18 anos no valor de US$ 91 milhões para a Fase I, e a IFC proporcionou um swap de moeda de 18 anos para o mesmo valor e teor. A OPIC e a IFC pretendem financiar uma estrutura similar com um financiamento de US$ 41 milhões na Fase II.

Joseph C. Brandt, presidente e diretor geral da ContourGlobal, afirmou: "A ContourGlobal e a Senelec se comprometeram com o protejo de Cap des Biches em Washington DC, em agosto de 2014, durante a Conferência de Líderes da África, convocada pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Essa usina de energia foi viabilizada por dois compromissos visionários para erradicar a pobreza e levar os benefícios do desenvolvimento ao continente africano: a iniciativa Power Africa do presidente Obama e o Plano Senegal Emergente, do presidente Macky Sall". 

Mouhamadou Makhtar Cissé, gerente geral da Senelec, observou: "A execução da usina Cap des Biches é um passo decisivo para o Plano Senegal Emergente. Com o apoio do governo senegalês, a Senelec criou uma política energética que combina uma mistura de energia com o atendimento à demanda pelo preço mais baixo possível. Isso ajudará na luta do país contra a pobreza e garantirá o desenvolvimento industrial do Senegal".

"O dia de hoje representa um passo importante liderado pelo setor privado para o desenvolvimento da África Ocidental. A ContourGlobal é uma parceira constante da OPIC e, com nosso apoio, seu trabalho em Cap des Biches significa progresso para a iniciativa Power Africa, do presidente Obama, para construir modelos de usinas de energia lucrativas na região e fornecer novas formas de energia para a população do Senegal, o que é mais importante", afirmou Elizabeth Littlefield, presidente e diretora geral da OPIC.

"A eletricidade é indispensável para o desenvolvimento e necessária para o crescimento econômico", afirmou Vera Songwe, diretora da IFC para a África Ocidental e Central. "As abordagens inovadoras e personalizadas da IFC permitem que operadoras do setor privado desempenhem um papel maior na oferta de usinas de energia de alta qualidade, em apoio ao Plano Senegal Emergente."

Sobre a ContourGlobal

A ContourGlobal é uma desenvolvedora e operadora de usinas de geração de energia localizada em 20 países de três continentes. A empresa possui e opera uma carteira de 62 usinas de energia com tecnologias térmicas e renováveis, com aproximadamente 4.000 MW de capacidade bruta instalada em operação. Os projetos utilizam vários tipos de combustível, tecnologia e equipamentos e são operados por 2.000 funcionários que trabalham para a ContourGlobal no mundo todo.

ContourGlobal na África

A ContourGlobal começou a operar na África em 2008, quando desenvolveu e construiu sua principal usina de energia em Lomé, Togo. A usina de Togo da ContourGlobal, vencedora do "Prêmio de Impacto para Infraestrutura Crítica" de 2014 da US Overseas Private Investment Corporation, iniciou sua operação comercial em 2010 e, desde então, é uma produtora de eletricidade confiável para o país.

O projeto inovador da ContourGlobal em Ruanda utiliza gás metano potencialmente letal do fundo do Lago Kivu para gerar a tão necessitada eletricidade. O projeto foi aprovado em dezembro de 2015 e será ampliado para acrescentar mais de 100 MW de eletricidade a Ruanda nos próximos anos. O projeto KivuWatt recebeu o prêmio de "Negócio do Ano" da Project Finance International em 2010.

A ContourGlobal fornece uma trigeração (aquecimento, eletricidade e água) eficiente na Nigéria para nosso cliente, a Nigeria Bottling Company Limited, uma das maiores empresas do setor de bebidas não alcoólicas do país e única engarrafadora franqueada da The Coca-Cola Company na Nigéria. Nossas empresas nigerianas fazem parte do grupo ContourGlobal Solutions, cujo financiamento pela OPIC recebeu o prêmio "Negócio do Ano" da Project Finance International em 2011. 

A ContourGlobal também tem quase 2.000 MW em projetos em desenvolvimento em toda a África.

Para obter mais informações sobre a ContourGlobal, acesse: www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal