IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jornalistas Jairo Marques e Renato Peters estão confirmados para Fórum Online Cobertura Paraolímpica, promovido pela IMPRENSA Editorial

IMPRENSA Editorial

17/06/2016 10h00

SÃO PAULO, 17 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- No próximo dia 24 de junho, a Revista e o Portal IMPRENSA promovem, em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM de São Paulo, o Fórum Online Cobertura Paraolímpica, que será transmitido ao vivo, a partir das 15h. A ideia é capacitar profissionais da editoria esportiva para a cobertura dos Jogos e entender os desafios em cada etapa.

Jairo Marques, repórter e colunista da Folha de S.Paulo vai participar do painel "Impactos da Paraolimpíada no contexto da inclusão social", ao lado de Dudu Braga, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e Flávia Cintra, repórter do "Fantástico", da TV Globo.

Marques afirma que praticamente não existe cobertura do paradesporto no Brasil. Segundo ele, a imprensa noticia momentos específicos de seu interesse e personagens que, com suas trajetórias pessoais, ganham destaque. "Nem mesmo sites especializados em esporte possuem algum grau de comprometimento com essas modalidades. Embora tenha havido avanço na representatividade de algumas disputas, de reconhecimento, as coberturas ainda são abaixo do nível amador", observa.

Para Renato Peters, repórter da TV Globo ainda é difícil apontar um ou mais motivos para o fato de os esportes e atletas paraolímpicos não terem tanto destaque na mídia brasileira. Entretanto, acredita que trata-se de uma modalidade que ainda está ganhando espaço, uma vez que a primeira transmissão de um evento de paradesporto tenha acontecido apenas em 2004, ou seja, 12 anos atrás. "As pessoas ainda estão se acostumando com o que é diferente. O diferente ainda choca as pessoas, mas é um caminho que não tem mais volta. Logo, logo teremos nos esportes paralímpicos o mesmo nível de acompanhamento dos esportes convencionais", acredita.

Peters vai participar do painel "O Brasil no contexto do paradesporto mundial", ao lado de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para acompanhar os debates ao vivo pelo Portal IMPRENSA no dia 24 de junho é só se cadastrar no www.portalimprensa.com.br/coberturaparaolimpica .

PROGRAMAÇÃO

15h - O Brasil no contexto do paradesporto mundial

16h - Impactos da paraolimpíada no contexto da inclusão social

17h - Desafios da Cobertura Paraolímpica

CONVIDADOS

André Brasil - nadador paralímpico

Andrew Parsons - Comitê Paralímpico Brasileiro

Dudu Braga - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Flávia Cintra - TV Globo

Jairo Marques - Folha de S.Paulo

Lilian Migliorini - NHK Japan Broadcasting Corporation

Renato Peters - TV Globo

IMPRENSA Editorial

11 3729-6300

producao@portalimprensa.com.br

FONTE IMPRENSA Editorial