IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

"Keep Walking Colombia": 6.000 colombianos se unem na nudez para fazer uma declaração de paz

Johnnie Walker

20/07/2016 14h39

BOGOTÁ, Colômbia, 20 de julho de 2016 /PRNewswire/ -- "Da direita ou da esquerda, nus somos todos iguais", diz Wilson Barreto.

Wilson ficou cego na explosão de uma bomba em um ataque das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Bogotá, quando tinha apenas 19 anos. Ele é uma das mais de 6.000 pessoas de todos os lados da guerra civil colombiana que posaram nus na Praça de Bolívar, em Bogotá, para fazer uma declaração pela paz, em uma montagem artística unificadora, idealizada pelo renomado fotógrafo americano Spencer Tunick.

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160718/390510  )

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160718/390511  )

(Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160718/390512  )

Vídeo:  https://youtu.be/eFtaVzy70aQ   

A montagem -- a maior de Tunick em seis anos -- capturou o ânimo otimista da nação a caminho da paz e se tornou a inspiração para o curta-metragem "Keep Walking Colombia" (Siga em frente Colômbia), do Museu de Arte Moderna de Bogotá (MAMBO) e da Johnnie Walker®.

Lançado para coincidir com o Dia da Independência da Colômbia (20 de julho) -- o dia em que a Colômbia celebra a Declaração de Independência da Espanha – o filme "Keep Walking Colombia" descreve a história de cinco colombianos, conforme eles participam da criação da montagem artística e das icônicas fotografias.

No filme, Wilson aparece com Luis, o comandante das FARC responsável pelo ataque com bombas que lhe custou a visão – agora, ele considera Luis um grande amigo. Wilson aparece no poderoso curta-metragem junto com a vítima civil Pilar Navarrete, ex-oficial do exército Pablo Emilio Moncayo, ex-militante paramilitar de direita Ederlidia Garizao e Maria Esperanza Sierra, uma ex-combatente das FARC.

"Após meio século de conflito, o povo da Colômbia está levando sua nação em frente, a caminho da paz e da liberdade, através de sua abertura e da esperança inflexível para o futuro", disse a diretora do MAMBO, da Colômbia, Claudia Hakim.

"Essas histórias, contadas através da arte e do filme, transcendem as questões políticas, crenças e afiliações nacionais. São as histórias de pessoas que sofreram muito, mas que estão determinadas a abraçar as possibilidades de um futuro compartilhado".

O marido de Pilar Navarrete desapareceu durante uma invasão do Palácio da Justiça em Bogotá, em 1985, e seu corpo nunca foi encontrado. Pilar disse sobre sua participação na fotografia e no documentário de nus artísticos: "Sinto como se estivesse fazendo uma homenagem. Vou expor minha alma e meu corpo para que todos saibam sobre Hector Jaime Beltrán".

"Estou muito orgulhosa do povo colombiano. Passamos por muito sofrimento, mas ainda estamos sorrindo. Nós queremos e objetivamos ser um país que inclua a todos".

Pablo Moncayo, que foi prisioneiro das FARC por 12 anos, disse: "Somos todos iguais. Apesar de diferenças que possamos ver, todos temos sangue em nossas veias; todos somos feitos de carne e osso".

O diretor de Conteúdo Global da Johnnie Walker, Daniel Leahy, disse: "É um privilégio para nós poder ajudar a reunir essas histórias inspiradoras incríveis no mundo. A Johnnie Walker sempre defendeu o progresso e, no ano passado, lançamos uma campanha que explora a ideia de que uma perspectiva positiva pode ajudar as pessoas a conseguir isso".

"Keep Walking Colombia conta a história de cinco colombianos que, apesar de seu passado de conflitos, acreditam em um amanhã melhor. Trabalhar com Spencer Tunick nos permitiu contar essas histórias humanas inspiradoras, que destacam a bravura, o pensamento positivo e a força de vontade dos afetados por tragédias e adversidades inimagináveis, mas que se esforçam para reconstruir o futuro".

 "E, apesar dessa ser uma história colombiana, acreditamos que o sentimento de otimismo e o pensamento positivo como uma rota para o progresso são exemplos que irão repercutir nos povos de todo o mundo".

O filme "Keep Walking Colombia" pode ser visto em  https://youtu.be/eFtaVzy70aQ

Notas aos editores 

Sobre a Diageo 

A Diageo é uma empresa líder mundial do mercado de bebidas alcoólicas, com uma coleção extraordinária de marcas, incluindo os uísques Johnnie Walker, Crown Royal, J&B, Buchanan's e Windsor, as vodcas Smirnoff e Cîroc, além das marcas Captain Morgan, Baileys, Don Julio, Tanqueray e Guinness.

A Diageo é registrada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DEO) e seus produtos são vendidos em mais de 180 países. Para mais informações sobre a Diageo, seu pessoal, suas marcas e desempenho, visite http://www.diageo.com . Veja os recursos da Diageo que promovem o consumo de bebidas com responsabilidade em http://www.DRINKiQ.com , site que traz informações, iniciativas e maneiras de compartilhar melhores práticas.

Celebrando a vida, todos os dias, em todos os lugares.

As palavras JOHNNIE WALKER e KEEP WALKING, bem como o dispositivo Striding Figure e logos associados, são marcas comerciais da © John Walker & Sons 2016.

Desfrute o Johnnie Walker com responsabilidade.

DRINKiQ.com

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/keep-walking-colombia-6000-colombianos-se-unem-na-nudez-para-fazer-uma-declaracao-de-paz-300301569.html

FONTE Johnnie Walker