IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo relatório técnico apresenta método abrangente para lidar com cáries dentárias

FDI World Dental Federation

07/09/2016 04h00

POZNAN, Polônia, 7 de setembro de 2016 /PRNewswire/ -- A Federação Dentária Mundial FDI (FDI World Dental Federation) divulgou hoje o relatório técnico "Prevenção e Controle de Cáries Dentárias" ("Dental Caries Prevention and Management") sob os auspícios de sua Parceria de Prevenção de Cáries com a Colgate. O relatório descreve estratégias para prevenir e controlar cáries dentárias, através de ações conjuntas de profissionais de saúde bucal, formuladores de políticas e o público em geral.

(Logo:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20160831/402993LOGO )

O presidente da FDI, Dr. Patrick Hescot, disse: "Cáries dentárias não tratadas afetam quase a metade da população mundial (44%) e, apesar disso, muitos países ainda não têm planos de ação implementados para lidar com o crescente ônus da doença. A FDI assumiu o compromisso de proteger as populações contra a dor, sofrimento e até mesmo perdas de dentes causadas por cáries dentárias, através de estratégias eficazes de prevenção".

O relatório técnico, a ser apresentado durante o Congresso Dentário Mundial Anual em Poznań, Polônia (7 a 10 de setembro), descreve como os dentistas podem mudar de um método restaurativo de controle da cárie dentária para um método focado na oferta de medicina dentária preventiva. Também destaca que isso não pode ser feito de forma isolada e conclama os formuladores de políticas a implementar estratégias de prevenção para toda a população (ex.: disponibilização de fluoreto, tributação de alimentos e bebidas açucarados) e as organizações que custeiam o tratamento de saúde a mudar os modelos antiquados de remuneração.

O coautor do relatório, professor Nigel Pitts, disse: "A saúde bocal é um direito básico do ser humano, mas 3,9 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais globalmente, porque os sistemas necessários para controlar o problema simplesmente não são implementados. Descrevemos neste relatório técnico, soluções baseadas em evidências para o problema da cárie dentária. Isso precisa ser traduzido em ações em níveis clínicos e de política, de forma que os profissionais de saúde bucal possam prestar o melhor tratamento possível a seus pacientes".

O vice-presidente global de Higiene Bucal da Colgate, dr. Mascha Butler, declarou: "Estamos orgulhosos por apoiar a Parceria de Prevenção de Cáries que, além de fornecer material educacional de alta qualidade, reconhece projetos inovadores das associações filiadas à FDI, para lidar com o problema da cárie em nível de país, através da apresentação de duas premiações "FDI Smile Awards". Os vencedores deste ano foram de associações dentárias da Palestina e do Cambodja. Estamos ansiosos para apoiar mais projetos em 2017".

As conclusões do relatório sugerem que a comunidade de saúde bucal e formuladores de políticas devem assumir, urgentemente, o compromisso de:

Apoiar os esforços de prevenção de cáries em nível de indivíduo e de população; Iniciar uma mudança no controle da cárie: Promover uma redefinição dos currículos de cariologia; Trabalhar para uma integração mais forte da saúde bocal dentro da política de saúde geral; Participar da reconsideração da remuneração por prevenção e controle da cárie; Encorajar prevenção e controle da cárie baseados em evidências e orientadas por dados. O coautor do relatório, professor Domenick Zero, declarou: "Muitos grupos e organizações na odontologia vêm pedindo por uma mudança para um sistema mais eficaz de prevenção de cárie e de preservação da estrutura dentária sólida há mais de 20 anos. Está na hora de parar de falar e começar a agir. O relatório técnico aspira ser uma ferramenta útil para esse empreendimento".

Sobre a Parceria de Prevenção de Cáries

http://www.fdiworldental.org/caries-prevention

Sobre os autores

O professor Nigel Pitts é diretor do Centro de Inovação e Translação Dentária da Faculdade de King em Londres.

O professor Domenick Zero é diretor do Instituto de Pesquisa de Saúde Bucal da Escola de Odontologia da Universidade de Indiana -- dzero@iu.edu .

Sobre a Federação Dentária Mundial (FDI) 

A Federação Dentária Mundial FDI (FDI World Dental Federation) é o principal organismo de representação de mais de 1 milhão de dentistas em todo o mundo. Sua afiliação inclui cerca de 200 associações nacionais filiadas e grupos de especialistas em mais de 130 países. A visão da FDI: "Liderar o mundo para uma saúde bucal ótima". http://www.fdiworldental.org ;  http://www.facebook.com/FDIWorldDentalFederation ;  https://www.twitter.com/worldentalfed

Sobre a Colgate-Palmolive 

A Colgate-Palmolive é uma grande empresa multinacional de produtos de consumo, fortemente focada em Higiene Bucal, Higiene Pessoal, Limpeza do Lar e Nutrição Animal. A Colgate vende seus produtos em mais de 200 países e territórios, sob nomes de marca internacionalmente conhecidos como Colgate, Palmolive, Softsoap, Irish Spring, Protex, Sorriso, Kolynos, elmex, Tom's of Maine, Sanex, Ajax, Axion, Soupline e Suavitel, bem como Hill's Science Diet, Hill's Prescription Diet e Hill's Ideal Balance. Para mais informações sobre os negócios globais da Colgate, visite o website da empresa em http://www.colgatepalmolive.com .

Contato com a imprensa:

Charanjit Jagait, e-mail  cjagait@fdiworldental.org , telefone +41-22-560-81-48.

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/novo-relatorio-tecnico-apresenta-metodo-abrangente-para-lidar-com-caries-dentarias-300322723.html

FONTE FDI World Dental Federation