IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo (ECMWF) compromete-se a superar os limites da previsibilidade com a Estratégia 2025

European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF)

12/09/2016 16h03

READING, Inglaterra, 12 de setembro de 2016 /PRNewswire/ --

Previsão de eventos meteorológicos de alto impacto será ampliada para até duas semanas de antecedência, com até quatro semanas de antecipação para transições de grande escala de regime e padrões Resolução de previsão global por conjunto (ensemble) vai aumentar mais de três vezes, com o tamanho do grid reduzido de 18 km para 5 km A partir de uma nova estratégia anunciada hoje, o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo (ECMWF, sigla em inglês) está se comprometendo a estender a capacidade probabilística de suas previsões do tempo de alto impacto de três para seis dias, ao longo da próxima década.

Até 2025, a meta do ECMWF é que eventos de alto impacto como a tempestade de vento Tor, que atingiu o noroeste da Europa em janeiro de 2016, sejam previsíveis a uma média de 10 dias de antecedência – e até mesmo duas semanas antes. Da mesma forma, eventos com padrão de larga escala, como a onda de calor que afetou a Europa em julho/agosto de 2015, seriam previsíveis a uma média de três semanas de antecipação e, em certos casos, até quatro semanas de antecedência.

Os avanços serão alcançados empurrando-se as fronteiras da pesquisa e da computação para melhorar a descrição do ECMWF, do estado inicial da previsão e da representação dos processos físicos governando o envelope fluído da Terra. Fundamental para o sucesso da Estratégia será a continuidade da cooperação internacional de pesquisa e computacional.

O ECMWF vai continuar seu trabalho inédito em um novo sistema acoplado de assimilação de dados, para assegurar a geração de um consistente sistema do estado da Terra para inicializar previsões em todas as escalas de tempo.

Os novos objetivos estratégicos do ECMWF incluem:

Aumentar a resolução horizontal do sistema global de previsão por 'conjunto' ('ensemble') para 5 km, mais do que três vezes a resolução existente. Desenvolver um modelo de sistema Terra melhorado, de alta resolução, para melhor levar em conta as complexas interações entre a atmosfera, oceano, gelo do mar e terra, bem como aerossóis e ozônio Implementar uma abordagem dimensionável para codificação dos processos de previsão meteorológica numérica (NWP) para tratar futuros desafios de potência de computação e de big dataO diretor geral do ECMWF, Florence Rabier, disse:

"Nossas ambições para 2025 elevam o padrão internacional. Dada a grande probabilidade de que os impactos das mudanças climáticas ameacem a vida e o clima da Terra, nós vamos aproveitar disponibilidade de dados e tecnologia rapidamente avançando para reforçar a precisão e a variedade das previsões, mais e mais rápido".

"O ECMWF é um exemplo brilhante do valor da cooperação europeia e global no campo científico, e um que, dia após dia, tem benefícios tangíveis para dúzias de economias nacionais e para a  vida diária de milhões de pessoas".

As previsões melhoradas significarão mais pré-aviso de eventos meteorológicos de alto impacto, tais como tempestades, inundações e ondas de calor, permitindo que serviços nacionais de meteorologia e de emergência melhor protejam vidas e propriedades.

Além disso, anomalias de escala global - como o El Niño – serão previsíveis com até um ano de antecedência.

Esses avanços vão requerer métodos computacionais e científicos fundamentalmente novos, fornecidos com o aproveitamento de expertise e recursos internacionais.

O ECMWF também vai continuar a oferecer uma unidade de computação de alto desempenho que permite que benefícios da inovação concretizem-se de um modo energeticamente eficiente e ambientalmente sustentável.  

O ECMWF foi criado em 1975 como uma organização intergovernamental independente. Ele fornece os dados e os serviços que serviços meteorológicos nacionais de seus 34 estados-membros e cooperadores necessitam para fornecer ao público informações precisas sobre a previsão do tempo.

Nos últimos 40 anos, o ECMWF estabeleceu-se como um líder na área da previsão do tempo. Com sua capacidade de supercomputação avançada, ele assimila uma média de 40 milhões de observações por dia, de mais de 70 instrumentos de satélite. O centro trabalha em estreita colaboração com organizações meteorológicas em seus países-membros e colaboradores, e muito mais.

Notas aos editores:

1. O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo (ECMWF) é uma organização intergovernamental independente sustentada por 34 estados, fundada em 1975. A principal missão do ECMWF é produzir previsões de tempo numéricas, conduzir pesquisa técnica e científica para melhorar a habilidade de previsão e manter um arquivo de dados meteorológicos.

2. O documento Guia para 2025 (The Roadmap to 2025) está disponível aqui: 

http://www.ecmwf.int/en/about/who-we-are/strategy

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/o-centro-europeu-de-previsoes-meteorologicas-em-medio-prazo-ecmwf-compromete-se-a-superar-os-limites-da-previsibilidade-com-a-estrategia-2025-300326331.html

FONTE European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF)