IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Escola Móbile adota LMS Canvas para dinamizar processo de ensino

Instructure

22/09/2016 09h00

SÃO PAULO, 22 de setembro de 2016 /PRNewswire/ -- A Escola Móbile, uma das mais conceituadas entre as instituições privadas de São Paulo, é adepta do Ambiente Virtual de Ensino (LMS) há três anos, sendo uma das pioneiras no uso do sistema.  Atualmente, a escola é usuária do LMS Canvas, da norte-americana Instructure.

O relacionamento da Móbile com a Instructure começou três anos atrás. Em um primeiro momento, a escola utilizou a versão gratuita do software educacional por seis meses a fim de conhecê-lo, ao mesmo tempo que experimentou outras opções de LMS do mercado. O projeto piloto foi aplicado nas disciplinas de Física, do 3° ano do Ensino Médio, e de Ciências, do 6° ano do Ensino Fundamental. "Mesmo em versão gratuita, sem oferecer todos os módulos da ferramenta contratada, o Canvas mostrou ser o mais adequado às necessidades da escola", conta Julio Ribeiro, Coordenador de Tecnologia Educacional e professor de Física do Colégio Móbile.  

Depois de aprovado pela direção da Móbile, o Canvas foi implementado rapidamente em todas as disciplinas do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, num total de 145 cursos. A plataforma foi personalizada e transformou-se no ambiente "Móbile Virtual", com logo e fotos da escola.

Ao todo, são cerca de 1.200 usuários, entre alunos e professores, utilizando amplamente o sistema a partir de diferentes aparelhos ou dispositivos móveis. Algumas atividades só são possíveis de serem realizadas pelo aluno com o acesso ao Móbile Virtual, o que torna essencial a plataforma na rotina educacional, como, por exemplo, responder a questionários, desenvolver redações com base em vídeos disponibilizados no ambiente digital, realizar atividades colaborativas etc.

Benefício para alunos e professores

Uma das vantagens do Canvas é permitir que os analistas de Tecnologia da Informação (TI) incorporem ferramentas externas que não são nativas do ambiente para atender a algumas especificidades por meio de Java Script e outros programas de linguagem. No caso da Escola Móbile, foram inseridos links para manuais de apoio ao professor e tutoriais em vídeo, acessíveis apenas aos educadores e coordenadores.

Um exemplo de ferramenta externa produzida e favorável aos estudantes é a página "Provas e Roteiros Anteriores", em que o aluno acessa a url que disponibiliza o arquivo em PDF das provas aplicadas em anos anteriores. "O estudante consegue testar sua performance antes da prova, por meio dos testes disponibilizados. Também pode acompanhar o calendário de lições de casa para cada disciplina e ano escolar. Assim, se o aluno precisou faltar à aula, sabe o que precisa fazer e quando deve entregar a atividade", diz Ribeiro.

Outro exemplo de uma ferramenta externa incorporada à plataforma é uma página de autoavaliação na qual alunos do Ensino Fundamental respondem a um questionário sobre seus comportamentos acadêmicos. Além disso, cada professor consegue estruturar o curso do jeito que quer, por meio da ferramenta de módulos, incorporando quaisquer outras habilidades numa sequência didática linear para o aluno seguir, seja por conteúdo/tema, bimestre, material para estudo etc.

No início da implantação da ferramenta, a Escola Móbile fez um trabalho com seus professores a fim de mostrar a eles que o Canvas chegava para facilitar o dia a dia e inovar o curso, e não como mais uma tarefa. "No primeiro ano, o trabalho foi maior porque era necessário criar o curso na ferramenta. Porém, nos anos seguintes, todo o conteúdo é mantido, cabendo ao educador apenas lapidar ou criar novos módulos", conta Ribeiro. O professor vai tornando visível ao aluno os conteúdos salvos na plataforma de acordo com o andamento do curso.

Alta disponibilidade e relatórios de acesso

A plataforma Canvas oferece 99.9% de disponibilidade. No caso da Escola Móbile, caso ocorra de algum usuário ter dificuldades para acessá-la, a própria plataforma envia um alerta ao administrador, reportando a situação. 

Atualmente, o Canvas é um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em semanas que antecedem as provas bimestrais, o pico de acesso a essa plataforma chega a 100 mil exibições por semana, o que corresponde a aproximadamente 100 page views por aluno. 

O Canvas fornece relatórios de acesso com análises estatísticas que propiciam qualidade ao ensino. As estatísticas também valem para uso dos professores quando as lições são feitas diretamente na plataforma. Por meio desses relatórios, o educador sabe em quais questões os alunos tiveram maior dificuldade e, portanto, qual conteúdo deve ser repassado em sala de aula para esclarecer as dúvidas mais comuns. Da mesma forma, os relatórios mostram ao professor as variações de notas por turmas e alunos, proporcionando um acompanhamento personalizado.

Os professores podem corrigir as lições na própria plataforma, atrelada ao Google Apps for Education, pacote de ferramentas gratuitas para colaboração em sala de aula. Assim, os alunos produzem os trabalhos e enviam para o Móbile Virtual via Google Drive. Por meio de outra ferramenta, os professores efetuam algumas correções de atividades com rubricas e já atrelam a pontuação ao trabalho. "Dentro do Móbile Virtual, criamos uma ferramenta que faz análise gráfica dentro de critérios pré-selecionados para melhor avaliação dos alunos. São detalhes que, sem o Canvas, se perderiam", explica Ribeiro.

Acesso móvel

A maior parte dos acessos pelos alunos é feita via smartphones, pelo aplicativo móvel do Canvas, meio preferido pelos alunos para acompanhar as tarefas.

O investimento para utilização do Canvas é feito por usuário, e anualmente. A escola vem expandindo o número de usuários e o uso da plataforma em si.

"Temos uma forte parceria com a Escola Móbile, por terem escolhido trabalhar com o LMS Canvas quando a tecnologia de gerenciamento do ensino ainda não era tão conhecida pelo mercado brasileiro. O pioneirismo da escola no uso da ferramenta demonstra a preocupação de atender à geração atual de estudantes e professores, já totalmente acostumada à era digital", considera Lars Janér, diretor para a América Latina da Instructure.

Atualmente, a plataforma Canvas é utilizada por mais de 18 milhões de usuários em mais de 2000 universidade, escolas e empresas ao redor do mundo.

Sobre a Instructure

A Instructure Inc. é uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes. Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a Instructure criou Canvas e Bridge, que permitem às organizações, em todos os lugares, facilmente desenvolver, entregar e gerenciar experiências de aprendizagem on-line face a face.

Atualmente, a Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 2000 instituições de ensino e empresas em todo o mundo.

Saiba mais sobre o software Canvas e suas versões para o ensino superior (higher ed), fundamental e médio (K-12) em www.canvaslms.com/brasil e www.Instructure.com

Informações para a imprensa:

VIANEWS Comunicação Integrada

T: +55 11 3868 0188

Sibelle Freitas: sibelle.freitas@vianews.com.br

Rita Martins: rita.martins@vianews.com.br

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20121101/SF04201LOGO

FONTE Instructure