IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida com mais de mil homens em todo o Brasil aponta que 32% conhecem alguém próximo que teve ou tem câncer de próstata, mas isso não aumenta as chances de buscarem a prevenção

Instituto Lado a Lado Pela Vida

17/11/2016 08h30

SÃO PAULO, 17 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- A pesquisa realizada pelo Lado a Lado pela Vida com a Kaiser Associates, ouviu 1.130 homens a partir de 18 anos de idade, de todas as classes sociais e nas principais capitais.

Os dados mostraram que a maioria (74%) foi ao médico uma vez nos últimos seis meses. O clínico geral é a especialidade mais consultada, 54%. Apenas 10% dos homens procuraram o urologista.

"No Brasil a porta de entrada para o paciente do Sistema Público de Saúde é o clínico geral. Isso mostra que temos oportunidade de aumentar o diagnóstico precoce de Câncer de Próstata com a  criação de programas de capacitação desses médicos, para que encaminhem o paciente precocemente ao urologista", afirma Archimedes Nardozza, membro do Comitê Científico do Lado a Lado e Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia.

Somente 10% realizaram exame preventivo de próstata, dentre eles, 17% estão na faixa acima de 60 anos mostrando que a realização de exames de detecção é feita tardiamente.

Dentro deste cenário, chama a atenção o fato de, apesar do médico ser o mais consultado para informações sobre saúde, a Internet está tomando uma proporção importante.

Daqueles que acessam websites e redes sociais para obterem informações sobre saúde, 79% tem entre 18 e 40 anos.

"Isso reforça que campanhas de conscientização são fundamentais para levar informações sobre saúde a um maior número de pessoas e mostrar aos homens a importância da detecção precoce", afirma Fernando Cotait Maluf, oncologista e membro do Comitê Científico do Lado a Lado.

Entre as doenças crônicas, a pesquisa mostra que são mais comuns a partir dos 40 anos de idade, e as principais são pressão alta, colesterol alto, doenças respiratórias e obesidade.

"Essa pesquisa nos traz dados importantes para traçarmos estratégias para a melhoria da saúde do homem no Brasil. Além disso, confirma que estamos no caminho certo, abordando a Saúde Integral do Homem durante o ano todo: de Novembro a Novembro Azul. Mas, ainda é preciso quebrar muitos preconceitos para que o homem cuide bem de sua saúde e em todas as fases da vida", afirma a Presidente do Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

Contato:

Ana Lúcia Moretto

4Press

11-5096-0439

FONTE Instituto Lado a Lado Pela Vida