IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

A Sigfox, provedora líder mundial de conectividade para a Internet das Coisas, anuncia rodada recorde de financiamento

Sigfox

20/11/2016 21h51

LABEGE, França, 20 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- Sigfox, a provedora líder mundial de conectividade para a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), anunciou hoje que está fechando sua rodada de financiamento de Série E de €150 milhões para acelerar a expansão de sua rede global e alcançar em breve cobertura mundial.

As companhias Salesforce, Total, Henri Seydoux, Alto Invest, Swen CP e Tamer Group se unirão à Sigfox como novos investidores. Os acionistas existentes, incluindo a Bpifrance, Elliott, Intel Capital, Air Liquide, Idinvest Partners e a IXO, também reinvestirão na companhia. Novos investidores adicionais deverão se unir em breve à esta rodada de financiamento para atingir o nível de €150 milhões.

O espaço da IoT abre novas e empolgantes oportunidades através da conexão do mundo físico com a Internet. Com sua rede global, a Sigfox dá voz a bilhões de objetos, permitindo que eles tenham um papel fundamental no nosso desenvolvimento sócio-econômico.

Em apenas cinco anos, a Sigfox construiu uma rede global sem fio exclusiva que fornece uma solução de conectividade simples e eficiente, permitindo que os dispositivos se conectem à nuvem com custo ultra baixo e utilizando o mínimo de energia. Nenhuma outra rede além da Sigfox tem presença mundial e pode afirmar que conecta objetos de captação de energia totalmente autônomos. Graças à Sigfox, todos os objetos se conectarão com a nuvem com custo mínimo, contando apenas com as fontes próximas de energia. Essa promessa, juntamente com os significativos avanços feitos pela companhia durante os últimos 18 meses, contribuíram para o fechamento bem-sucedido dessa rodada de financiamento.

Com mais de 10 milhões de objetos registrados em sua rede e com cobertura atual abrangendo 26 países, a Sigfox está fortalecendo sua posição como líder global no espaço da IoT. Essa nova rodada de financiamento permitirá que a companhia expanda sua rede internacional para 60 países até 2018 e alcance o ponto de equilíbrio financeiro.

A companhia vê Industry 4.0  como um dos principais caminhos de crescimento que impulsionam o desenvolvimento da IoT. A necessidade de manutenção preditiva, bem como a contínua evolução de seu modelo de negócios na direção de mais serviços poderiam ser razões por trás da decisão da Total de se unir a outros acionistas para apoiarem o desenvolvimento internacional da Sigfox.

"Estamos felizes por acompanharmos o desenvolvimento da Sigfox porque a tecnologia que a companhia oferece pode ser decisiva para acelerar a implementação da Internet das Coisas. Foram seu avanço conseguido no mercado em um curto tempo e sua capacidade de acelerar a implementação em larga escala de soluções para a IoT que motivaram nosso investimento", comentou Patrick Pouyanné, Presidente do Conselho e Executivo-Chefe da Total. "Esse tipo de solução vai melhorar o desempenho e a segurança operacional das atividades industriais, reduzir os custos operacionais, mas também será usada para atender os clientes".

Outra oportunidade-chave é a otimização dos processos industriais utilizando big data. Por essa razão, a Sigfox planeja integrar-se à Nuvem de IoT da Salesforce, desbloqueando conhecimentos a partir do mundo conectado que capacitam qualquer empresa a tomar as medidas certas, para o cliente certo, na hora certa em todos os casos globais de utilização de clientes e empresas. Através da conexão de bilhões de objetos e eventos a Sigfox e a Nuvem de IoT da Salesforce podem facilitar experiências profundas e significativas para o cliente através de sua rede global, homogênea e escalável.

A Intel Capital, Idinvest Partners e a IXO PE, que são acionistas históricos da Sigfox, participaram ativamente nessa rodada.

"Acreditamos firmemente que a Sigfox desbloqueou o gargalo da conectividade para a IoT e colocará bilhões de objetos on-line no futuro próximo. Sua solução de plataforma aberta, eficiente em relação aos custos e fácil de usar foi estabelecida para se tornar o padrão para a conectividade de objetos de baixa potência, gerando enormes ganhos de produtividade para o mundo corporativo e benefícios regulares para os clientes finais", disse Franck Tuil, Gerente de Portfólio Sênior da Elliott.

"Fundei a Parrot há 22 anos e sei o quanto é preciso para realizar projetos ambiciosos em larga escala. Estou impressionado com o enorme progresso feito pela Sigfox durante os últimos três anos nos quais participei como membro da diretoria da Sigfox. Estou convencido do colossal potencial de crescimento do mercado o qual a Sigfox atende com tanto sucesso. Juntamente com o investimento financeiro que estou realizando hoje na companhia, estou disposto a fornecer à diretoria da Sigfox meu apoio como empreendedor", disse Henri Seydoux, CEO da Parrot.

"A Internet das Coisas é uma das próximas grandes tecnologias transformacionais e temos orgulho em apoiar a Sigfox como líder de infraestrutura. Estamos satisfeitos em ver um forte ecossistema inicial sendo construído em volta dessa tecnologia de classe mundial", disse Paul François Fournier, Diretor Executivo da Bpifrance.

Comentando sobre o anúncio, Xavier Drilhon, vice-CEO da Sigfox, disse, "Iniciei meu trabalho com a Sigfox há 18 meses por causa da visão incrivelmente poderosa de seus fundadores e o posicionamento exclusivo da companhia como uma impulsionadora fundamental da revolução da IoT. Nossa rápida expansão internacional, que foi possível graças ao apoio de nossas operadoras locais, bem como o crescimento de nosso ecossistema, foram vitais para garantir essa nova captação de recursos. Isso permitirá que a companhia acelere a implementação de sua rede, que hoje está presente em 26 países, para mais de 60 países dentro dos próximos dois anos, representando 90 por cento do PIB de todo o mundo".

"Quando nos encontramos em 2010, concordamos que a Sigfox poderia mudar o mundo unindo os mundos virtual e físico, através de um novo paradigma baseado nos princípios fundamentais da astrofísica. Atualmente, criamos o equivalente ao maior radiotelescópio do mundo para a IoT. Nossa rede é capaz de conectar centenas de bilhões de objetos com a Internet através de técnicas avançadas de rádio", disseram Ludovic Le Moan e Christophe Fourtet, co-fundadores da Sigfox.

A rodada inclui uma opção de aquisição de lotes suplementares ("greenshoe"), a qual permitirá que nossos parceiros estratégicos e financeiros se unam em breve ao capital acionário da Sigfox.

Lazard e Goldman Sachs foram os consultores financeiros da Sigfox, com Skadden agindo como consultor jurídico e Callisto como consultor financeiro da diretoria.

Fotos da Sigfox estão disponíveis  aqui   

Sobre a Sigfox 

A Sigfox é a provedora líder de conectividade para a IoT. A companhia construiu uma rede global para conectar bilhões de dispositivos com a Internet, enquanto consome o mínimo de energia, da maneira mais fácil possível.

A abordagem exclusiva da Sigfox de comunicações do dispositivo-para-a-nuvem trata das três maiores barreiras para a adoção global da IoT: custo, consumo de energia e escalabilidade global. Atualmente, a rede está presente em 26 países e no caminho para cobrir 60 países até 2018 – abrangendo uma população de 397 milhões de pessoas. Com milhões de objetos conectados e um ecossistema de parceiros de rápido crescimento, a Sigfox capacita as companhias para criarem novas inovações na IoT. Fundada em 2010 por Ludovic Le Moan e Christophe Fourtet, a companhia está sediada em Labège perto de Toulouse, o "Vale da IoT" da França. A Sigfox também tem escritórios em Paris, Madri, Munique, Boston, San Francisco, Dubai e Cingapura.

Para mais informações, acesse  http://www.sigfox.com  e siga-nos no  Twitter ,  Facebook  e  Youtube

Sobre a Total Energy Ventures 

A Total Energy Ventures é o braço de capital de riscos da Total para investimento em empresas iniciantes (start-ups) no setor de energia. Seus investimentos apoiam o desenvolvimento de companhias inovadoras em áreas como energias renováveis, eficiência energética, armazenamento de energia, energia digital e transportes sustentáveis.

Sobre a ALIAD 

Criada em 2013, a Air Liquide Venture Capital, ALIAD, é a investidora de capital de risco do Air Liquide Group. A missão da ALIAD é adquirir participações minoritárias em inovadoras companhias iniciantes (start-ups) de tecnologia. Graças ao seu conhecimento dos clientes e sua especialização industrial e tecnológica, a ALIAD apoia o crescimento de companhias iniciantes inovadoras para o futuro das tecnologias. Seu envolvimento é ilustrado pelos acordos de P&D e de negócios privilegiados entre as companhias iniciantes e as outras entidades do Grupo.

Para mais informações, acesse  http://www.airliquide.com/connected-innovation/aliad-venture-capital

Sobre a Alto Invest 

A Alto Invest é uma companhia de gestão de capital que investe principalmente em companhias de pequeno e médio porte e crescimento rápido. A equipe da Alto Invest é altamente especializada na gestão de portfólios de participações privadas em nome de clientes institucionais e privados e fez mais de 90 investimentos em participações privadas na Europa. A Alto Invest tem aprovação completa das autoridades financeiras francesas (Autorité des Marchés Financiers) e é membro ativo da Associação Francesa de Gestão Financeira (Association Française de la Gestion Financière).

Para mais informações, acesse  http://www.altoinvest.fr

Sobre a Bpifrance  

Os investimentos em participações são operados pela Bpifrance Investissement. A Bpifrance,  uma subsidiária do Estado francês e da Caisse des Dépôts e parceira de confiança de empreendedores, financia empresas desde a fase inicial até a Oferta Pública Inicial (IPO), através de empréstimos, garantias e investimentos em participações. A Bpifrance também fornece serviços operacionais e forte apoio à inovação, exportação e crescimento externo em parceria com a Business France e com a Coface. A Bpifrance oferece às empresas uma grande variedade de oportunidades de financiamento em cada etapa-chave de seu desenvolvimento, incluindo ofertas adaptadas às especificidades regionais. Com seus 47 escritórios regionais (90% das decisões são tomadas localmente), a Bpifrance representa uma ferramenta estratégica para a competitividade econômica, dedicada aos empreendedores. A Bpifrance atua como apoio para iniciativas impulsionadas pelo Estado francês e regiões para atender a 3 objetivos:

Contribuir para o crescimento das empresas de pequeno e médio porte Preparar a competitividade do futuro Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema positivo para o empreendedor Com a Bpifrance, as empresas se beneficiam de um representante poderoso, eficiente e próximo, para atender todas as suas necessidades em termos de financiamento, inovação e investimento.

Para mais informações, acesse  http://www.bpifrance.fr  e siga-nos no Twitter @bpifrance.

Sobre a Elliott Management Corporation 

A Elliott Management Corporation é uma firma de investimentos fundada em 1977 a qual gerencia, atualmente, aproximadamente US$ 29 bilhões de capital tanto para investidores institucionais quanto individuais. A Elliot é uma firma multiestratégica com escritórios em Nova York, Londres, Hong Kong, Tóquio e em Menlo Park que operam com dívidas, participações, commodities, moedas e várias outras classes de ativos em uma série de indústrias. O principal objetivo da firma é gerar um retorno que seja tão alto quanto contínuo, visando minimizar as perdas durante períodos desfavoráveis do mercado financeiro.

Para mais informações, acesse http://www.elliottmgmt.com .

Sobre a Idinvest Partners 

Com mais de € 7 bilhões sob gestão e 80 funcionários, a Idinvest Partners é uma companhia pan-europeia de gestão líder, concentrada no segmento de mercado intermediário. A Idinvest Partners desenvolveu diversas áreas complementares de especialização, incluindo investimentos em inovadoras empresas iniciantes europeias, investimentos primários, secundários e intermediários em companhias europeias não cotadas em bolsa de valores e consultoria em participações privadas. Fundada com o nome AGF Private Equity em 1997, a Idinvest Partners fazia parte anteriormente do Grupo Allianz até 2010, quando se tornou uma companhia independente.

Para mais informações, acesse  http://www.idinvest.com .

Sobre a Intel Capital 

A Intel Capital, organização de investimentos estratégicos e Fusões & Aquisições da Intel, apoia empresas iniciantes inovadoras que ofereçam computação e dispositivos inteligentes, computação em nuvem, centro de dados, segurança, Internet das Coisas, tecnologias usáveis e robóticas e manufatura de semicondutores. Desde 1991, a Intel Capital já investiu mais de US$ 11,8 bilhões em 1.470 companhias em todo o mundo e nesse período 617 companhias do portfólio se tornaram públicas ou foram adquiridas. Através de seus programas de desenvolvimento de negócios, a Intel Capital organiza milhares de apresentações a cada ano entre os executivos de seu portfólio e os clientes e parceiros da Intel na Global 2000. Para mais informações sobre o que faz da Intel Capital uma das mais poderosas firmas de capital de risco, acesse http://www.intelcapital.com  ou siga a  @Intelcapital .

Sobre a IXO Private Equity 

A IXO Private Equity é uma companhia independente que pertence 100% à sua equipe de gestão e gerencia um portfólio de ativos em investimento de capital de € 570 milhões. Os fundos obtidos a partir de ofertas públicas do tipo FIP/FCPI representam € 220 milhões. Os fundos FPCI (ex FCPR) contratados principalmente por investidores institucionais representam, sozinhos, € 350 milhões. Localizada em Toulouse, Marseille e Lyon, a IXO Private Equity investe quantias de capital entre € 1 milhão e € 15 milhões por projeto em empresas de pequeno e médio porte (PMEs) localizadas no Sul da França (Sudeste – Sudoeste).

Para mais informações, acesse  http://www.ixope.fr

Sobre a Salesforce Ventures 

A Salesforce Ventures – o grupo de investimentos corporativos da Salesforce – investe na próxima geração da tecnologia empresarial para ajudar as companhias a se conectarem com seus clientes de maneiras totalmente novas. As companhias do portfólio recebem financiamento, bem como acesso ao maior ecossistema em nuvem do mundo e orientação dos inovadores e dos executivos da Salesforce. Com a Salesforce Ventures, as companhias do portfólio podem também utilizar a especialização da Fundação Salesforce para incorporar seu modelo 1-1-1 de filantropia integrada para tornar a restituição uma parte de seus modelos de negócios. A Salesforce investiu em mais de 150 empresas iniciantes em nuvem desde 2009.

Para mais informações, acesse  http://www.salesforce.com/ventures

Sobre a Swen Capital Partners 

A Swen Capital Partners é uma companhia de gestão de investimentos especializada em participações privadas, infraestruturas privadas e dívidas privadas. Com € 3,2 bilhões sob gestão, a Swen Capital Partners fornece:

uma série completa de programas de investimento para clientes privados e instituições especialização verdadeira em acompanhar e monitorar portfólios. Swen Capital Partners é subsidiária da OFI e da Arkéa Investment Services.

Para mais informações, acesse  http://www.swen-cp.fr

Sobre o Tamer Group 

O Tamer Group é uma companhia líder em produtos de cuidados com a saúde, cuidados de beleza, produtos de prestígio e bens de grande consumo, que atende às crescentes necessidades das comunidades da Arábia Saudita e do Oriente Médio. As principais atividades do Grupo são a importação, distribuição, promoção, comercialização e fabricação.

Atualmente, o Tamer Group estabeleceu uma posição especial no mercado saudita, resultante de uma abordagem exclusiva para o portfólio de negócios, serviços e clientes.

Sediado em Jeddah, na Arábia Saudita, o Tamer Group atende muitas das companhias líderes mundiais através de vários acordos, parcerias e empreendimentos conjuntos (joint-ventures).

Para mais informações, acesse  http://www.tamergroup.com

Contatos na Sigfox

Laurence Collet, Relações com a Mídia da Sigfox

laurence.collet@sigfox.com

+33-7-86-27-36-43

Simon Chan, Edelman para a Sigfox

simon.chan@edelman.com  

+44(0)7875-198-091

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/a-sigfox-provedora-lider-mundial-de-conectividade-para-a-internet-das-coisas-anuncia-rodada-recorde-de-financiamento-300366389.html

FONTE Sigfox