Bolsas

Câmbio

TRACE lança o TRACE Matrix, a edição de 2016 sobre o índice de risco de suborno em negócios globais

TRACE

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

ANNAPOLIS, Maryland, 1 de dezembro de 2016 /PRNewswire/ -- A TRACE International , a organização líder na definição das normas contra subornos, anunciou o lançamento de uma nova edição do TRACE Matrix , um índice de riscos de subornos em negócios globais. Desenvolvido em colaboração com a RAND Corporation, o TRACE Matrix foi originalmente publicado em 2014 para satisfazer a necessidade da comunidade empresarial de informações mais confiáveis e detalhadas sobre os riscos de suborno no setor público em todo o mundo.  

Desde 1977, a Lei Norte-Americana contra Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA) proibiu empresas de subornar autoridades públicas estrangeiras, direta ou indiretamente, e outros países seguiram o exemplo com legislações semelhantes. Com penalidades consideráveis aplicadas pelas violações, mas com recursos limitados para garantir a conformidade, as empresas precisam ter acesso às informações acionáveis sobre os riscos de suborno provavelmente enfrentados nas operações com mercados estrangeiros.

O índice TRACE Matrix fornece este tipo de recurso às companhias examinando as condições que possibilitam o florescimento da corrução no setor público: (1) a natureza e a extensão da interação do governo; (2) a existência e o cumprimento de leis contra o suborno; (3) o grau de transparência financeira exigida das autoridades e dos funcionários públicos; e (4) a habilidade da sociedade civil de monitorar e divulgar a corrupção.

Para cada um desses quatro "domínios" (e subdomínios relacionados), o TRACE Matrix agrega dados relevantes obtidos das principais organizações internacionais e de interesse público, inclusive as Nações Unidas, o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial. Com base em análises estatísticas das informações, cada país recebe não apenas uma pontuação geral entre 1 e 100 — com 100 representando um maior risco, mas também pontos para cada um dos quatro domínios e nove subdomínios. As informações detalhadas podem ajudar as empresas a avaliar os riscos específicos apresentados em cada país e desenvolver programas de conformidade e de devida diligência orientados a esses riscos.

"Ao fornecer informações sobre os riscos de suborno em negócios a nível granular, o TRACE Matrix nos ajuda a refinar nossa matriz de riscos contra corrupção interna e identificar em quais mercados conduziremos visitas presenciais de monitoramento contra a corrupção", disse Gregory Bates, diretor de ética e conformidade para a América Latina da Avon Products, Inc.

"Quando lançamos inicialmente o TRACE Matrix, reconhecemos a importância para a comunidade empresarial internacional de uma ferramenta direcionada especificamente às iniciativas de conformidade contra o suborno", disse Alexandra Wrage, presidente da TRACE International. "Embora já existissem outros índices relacionados à corrupção, não havia um que abordasse as necessidades específicas da avaliação de riscos relativos ao suborno direcionado às empresas fazendo negócios no estrangeiro. Ao lançarmos a edição 2016 do Matrix, nós continuamos com o nosso compromisso de fornecer as informações mais detalhadas e confiáveis possíveis em apoio às iniciativas de conformidade da comunidade empresarial."

Em comparação à edição de 2014, o TRACE Matrix 2016 apresenta uma melhoria considerável na redução de risco de subornos no setor público em alguns países.  A Estônia assume a liderança; sua pontuação geral teve uma queda de 33 para 17, ocupando uma posição entre os cinco países menos arriscados, juntamente com a Suécia, Nova Zelândia, Hong Kong e Noruega. Outros países sofreram retrocessos significativos no cenário dos riscos de suborno, especialmente a Síria, cuja pontuação geral caiu de 73 para 88 — um dos oito países com maiores riscos de suborno no mundo, após a Nigéria, Angola, Iêmen, Guiné, Camboja, Myanmar e o Sudão do Sul.

O TRACE Matrix está à disposição para o público em https://www.traceinternational.org/trace-matrix .  

Assista aqui um vídeo de 90 segundos sobre o TRACE Matrix.

Sobre a TRACE 

A TRACE International e a TRACE Incorporated são duas entidades distintas com a missão em comum de promover a transparência comercial globalmente apoiando as iniciativas de conformidade das empresas multinacionais e seus terceiros intermediários.  Para mais informações acesse www.TRACEinternational.org .

FONTE TRACE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos