Bolsas

Câmbio

Prefeitos de Paris, Madri, Atenas e Cidade do México falham; nações africanas acertam em políticas sobre ar mais puro e combustíveis e tecnologias diesel mais limpos

Diesel Technology Forum

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

WASHINGTON, 8 de dezembro de 2016 /PRNewswire/ -- Na semana passada, os prefeitos de quatro cidades – Paris, Madri, Cidade do México e Atenas – anunciaram seu compromisso de retirar os veículos movidos a diesel de suas respectivas cidades até 2025. Na semana passada, cinco países africanos – Gana, Costa do Marfim, Togo, Nigéria e Benim – anunciaram que rejeitarão o envio de combustíveis diesel com alto teor de enxofre da Europa e exigiram começar a receber um combustível diesel mais limpo, disponível em várias regiões do mundo.

Allen Schaeffer, diretor executivo do Diesel Technology Forum (EUA), emitiu a seguinte declaração hoje sobre esses desenvolvimentos:

"O compromisso dos quatro prefeitos de eliminar o diesel ou qualquer outra tecnologia pode ser uma ótima manchete, mas não é uma boa política pública. Isso vai contra a escolha do consumidor, pode piorar a qualidade do ar e, provavelmente, fará com que as metas relativas às mudanças climáticas não sejam alcançadas."

"Por outro lado, as cinco nações africanas que reconhecem a oportunidade de trazer tecnologias mais limpas e a necessidade de um combustível diesel com um nível ultrabaixo de enxofre, avançarão. Nos Estados Unidos, o combustível diesel mais limpo e novos motores diesel agora apresentam emissões quase zero e são uma parte importante da estratégia para alcançar um ar mais limpo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A nova tecnologia diesel também atende às necessidades de grande economia de combustíveis dos consumidores, sem sacrificar o desempenho do veículo ou sua mobilidade."   

Combustível diesel mais limpo e motores modernos contribuem para os benefícios do ar limpo

"O International Council on Clean Transportation e a Climate and Clean Air Coalition, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, identificaram políticas para promover o acesso ao combustível diesel limpo e a introdução de motores diesel modernos como um elemento importante para gerar os benefícios do ar limpo, ao mesmo tempo que reduzem consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa." 

"Todas as fontes de emissões, inclusive veículos, fontes industriais e estacionárias, contribuem para o desafio de emissões de todas as áreas metropolitanas e nações. Em vez de escolher um combustível e uma tecnologia, os líderes municipais devem adotar uma abordagem holística em que os veículos antigos, com altos níveis de emissões, deixem de ser usados, independente do tipo de combustível."

"Na França, Espanha e Grécia, os carros movidos a diesel representam mais de 50% de todos os registros de veículos, o que reflete as preferências dos motoristas franceses, espanhóis e gregos. Não permitir que eles possam escolher o veículo que querem dirigir, inclusive as tecnologias diesel mais limpas, é uma política restritiva e mal concebida."  

Os veículos movidos a diesel precisam alcançar as metas de CO2 da Europa

"Trabalhando com fabricantes, a União Europeia está desenvolvendo passos importantes para adotar padrões mais rigorosos de emissões para veículos e aprimorar os testes de emissões. Para alcançar as reduções das emissões de gases de efeito estufa que permitirão cumprir as metas do Acordo Climático de Paris, o progresso contínuo rumo a baixas emissões de CO2 deve ser mantido. Os fabricantes já declararam que a baixa emissão de CO2 dos carros mais novos movidos a diesel representará uma estratégia importante para cumprir o Acordo de Paris. Isso faz com que o compromisso desses quatro prefeitos seja ainda mais confuso." 

"Tecnologias como veículos elétricos ou movidos a hidrogênio podem oferecer novas opções para os consumidores no futuro, mas não devem estar disponíveis no período e escala que essas cidades precisam para alcançar reduções contínuas de CO2."

Os congestionamentos causam problemas de emissões em cidades mais antigas e populosas

"Sem dúvidas, a maioria das grandes cidades enfrenta a crescente pressão de um número maior de veículos nas ruas, o que aumenta os congestionamentos e as emissões. Paris é uma das cidades mais populosas do mundo, Atenas é uma das mais antigas, Madri é a terceira maior cidade da Europa, e a Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo. O não investimento em transporte e infraestrutura reduziu a mobilidade, aumentou os congestionamentos e, consequentemente, os problemas de emissões de uma frota de veículos cada vez mais antiga. Isso gera uma pressão política por algum tipo de ação. Nesse caso, os quatro prefeitos erraram ao se posicionarem contra os carros movidos a diesel."

A lentidão para adotar políticas de combustíveis diesel mais limpos atrapalha o progresso

"No caso da Cidade do México, esse compromisso é particularmente irônico. Há anos o governo mexicano se comprometeu a levar combustível diesel mais limpo a todo o país, mas ainda não conseguiu cumprir sua promessa. Ao contrário dos EUA, que tem combustível diesel com níveis ultrabaixos de enxofre (ULSD, pela sigla em inglês) disponível desde 2006, esse não é o combustível de base no México. Essa falha grave de política limita muito a capacidade da região de introduzir em grande escala regional os veículos e motores diesel limpos que assegurarão o progresso rumo aos objetivos de ar limpo."

Países africanos acertam ao exigir combustível diesel mais limpo

"Enquanto quatro líderes municipais rejeitam novas tecnologias, outros países as adotam. Os países africanos de Gana, Costa do Marfim, Togo, Nigéria e Benim se uniram para rejeitar o combustível diesel de baixa qualidade enviado da Europa e agora exigem que seus países recebam o combustível diesel mais limpo disponível. Eles estão avançando, e isso permitirá que melhorem consideravelmente a qualidade do ar e a saúde dos seus cidadãos ao adotar combustíveis e tecnologias diesel limpos em vez de bani-los."

SOBRE O DIESEL TECHNOLOGY FORUM

O Diesel Technology Forum (EUA) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre a importância dos motores, combustíveis e tecnologia diesel. Para obter mais informações, acesse www.dieselforum.org .

Contato:   

Steve Hansen

shansen@dieselforum.org

301-668-7230 (o)

443-745-8391 (c)

Especialista sobre o tema disponível: para obter mais informações sobre o especialista, clique no link correspondente.

Allen Schaeffer

ProfNet - http://www.profnetconnect.com/Schaeffer

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20120201/MM46474LOGO

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/prefeitos-de-paris-madri-atenas-e-cidade-do-mexico-falham-nacoes-africanas-acertam-em-politicas-sobre-ar-mais-puro-e-combustiveis-e-tecnologias-diesel-mais-limpos-300375330.html

FONTE Diesel Technology Forum

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos