Bolsas

Câmbio

Facundo de Zuviría: Siesta Argentina and other modest observations

Americas Society

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

NOVA YORK, 20 de dezembro de 2016 /PRNewswire/ -- Inspirado pela arquitetura vernácula, o design e a paisagem urbana de Buenos Aires, o fotógrafo Facundo de Zuviría (nascido em 1954) captura os detalhes íntimos e geralmente despercebidos do dia-a-dia em suas imagens da capital argentina. Com curadoria de Alexis Fabry e Gabriela Rangel, a exposição se concentrou no foto-ensaio, Siesta Argentina. Originalmente concebido como um livro de fotografias, a série foi iniciada pela "crise do corralito" de 2001 — a retração econômica que abalou a Argentina. Publicado em 2003, Siesta Argentina foi exibido na Argentina, França e Alemanha, mas agora será apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos. Uma apresentação para a imprensa com recepção será realizada na Americas Society na cidade de Nova York na terça-feira, dia 24 de janeiro, às 17 horas RSVP: mediarelations@as-coa.org

Popularizado pelo jornalista Antonio Laje, o corralito, que se traduz como "curral", se refere às medidas econômicas adotadas pelo governo argentino para evitar uma corrida aos bancos do país, e incluía limites às retiradas de dinheiro e o congelamento de ativos. De Zuviría mapeou os efeitos do corralito através de 36 fotografias em preto e branco das lojas fechadas que encontrou durante suas caminhadas pela capital. Em alguns momentos marcados por grafite e outros sinais de descontentamento público, a frontalidade repetitiva das portas fechadas de Zuviría atestam a profundidade da crise, documentada com uma secura conceitual.

"As imagens introspectivas e itinerantes de Facundo de Zuviría criam um diálogo com o trabalho de artistas norte-americanos como Martha Rosler e Zoe Leonard", afirma Rangel, curador-chefe da Americas Society e diretor de Visual Arts. "Cada uma delas constrói importantes arquivos forenses de espaços perdidos do desenvolvimento urbano."

Para sublinhar estas conexões transnacionais, The Bowery in two inadequate descriptive systems de Rosler (1974–1975) e Analogue de Leonard (2007) são publicações que aparecem na exposição junto com os aclamados livros de Zuviría. Apesar de que cada um representa um projeto diferente, as obras de Zuviría, Rosler e Leonard compartilham uma estrutura de arquivo e explorações sobre as rápidas mudanças e transições que transformam cidades em todo o globo.

"De acordo com Facundo de Zuviría, suas viagens fotográficas por Buenos Aires nasceram de suas obsessões", nota Fabry. "Em vez de mero acaso, suas imagens derivam de um esforço de reconstruir a cidade de suas reminiscências frágeis, suas 'modestas diferenças', emprestando as palavras de [o escritor argentino Jorge Luis] Borges."

Retratando os detalhes idiossincráticos da cidade, Zuviría descreveu suas imagens como uma tentativa de "salvar coisas do esquecimento e do tempo… tinha a vocação na época de um arquivista ou de um colecionador, e minhas fotos salvavam coisas".

A exposição Facundo de Zuviría: Siesta Argentina and other modest observations é possível, em parte, pelos fundos públicos do Departamento de Assuntos Culturais da Cidade de Nova York em parceria com o Conselho da Cidade e pelo generoso apoio do Neuss Fund, Genomma Lab Internacional, Erica Roberts, Isabella Hutchinson, o Sistema Federal de Medios y Contenidos Públicos de la Nación Argentina e doadores anônimos.

Visite as-coa.org/visualarts para mais detalhes sobre nossos programas públicos.

Americas Society é a principal organização dedicada à educação, debate e diálogo nas Américas. Criada por David Rockefeller em 1965, nossa missão é fomentar a compreensão das questões políticas, sociais e econômicas contemporâneas que América Latina, Caribe e Canadá enfrentam, além de aumentar a percepção e apreciação pública da diversificada herança cultura das Américas e da importância do relacionamento interamericano. O programa Americas Society Visual Arts patrocina o espaço privado há mais tempo existente nos Estados Unidos dedicado a exibir e promover arte da América Latina, Caribe e Canadá, adquirindo uma posição de liderança única e respeitada nessa área, realizando exposições tanto históricas quanto contemporâneas.

Informações à Imprensa: mediarelations@as-coa.org | 1-212-277-8384

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/facundo-de-zuviria-siesta-argentina-and-other-modest-observations-300382304.html

FONTE Americas Society

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos