Bolsas

Câmbio

O Primeiro Fundo Global de Tecnologia Financeira para os Desatendidos Fecha com US$141 Milhões em Contribuições de Capital

Accion

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

WASHINGTON, 5 de março de 2017 /PRNewswire/ --

Três bilhões de pessoas em todo o mundo continuam sendo desatendidas pelo setor financeiro, com acesso limitado ou inexistente a poupança, crédito, seguros e pagamentos de qualidade. O Accion Frontier Inclusion Fund tem como objetivo abordar este problema solucionável catalisando inovações de tecnologia financeira que podem melhorar radicalmente a qualidade e a disponibilidade de serviços financeiros para os desatendidos. O crédito alternativo, os pagamentos, o financiamento de pequenas e médias empresas (PME) e o insurtech estão entre as soluções que o Fundo pretende acelerar. A empresa global sem fins lucrativos Accion, patrocinadora do Fundo e investidor âncora, traz mais de 50 anos de experiência no aproveitamento dos mercados de capital para ajudar a fornecer às pessoas as ferramentas e os serviços financeiros necessários para construir uma vida melhor. A Quona Capital, fundada por uma equipe global com vasta experiência empresarial e de investimento em serviços financeiros e tecnologia, é uma empresa especializada em tecnologia financeira para financiamento inclusivo em mercados emergentes.  

A Accion e a Quona Capital anunciaram hoje o encerramento final do Accion Frontier Inclusion Fund, o primeiro fundo mundial de tecnologia financeira para o mercado desatendido. O Fundo excedeu US$ 141 milhões em compromissos de uma série de investidores institucionais líderes, incluindo companhias globais de seguros, bancos de investimento e gestores de ativos, uma dotação universitária, fundações proeminentes e escritórios familiares, bem como instituições financeiras de desenvolvimento. O Fundo se concentrará em mercados emergentes da África Subsaariana, América Latina e Ásia (com especial ênfase na Índia e no Sudeste Asiático) que demonstraram o maior potencial para as tecnlogias financeiras inclusivas.

"Três bilhões de pessoas são excluídas ou mal atendidas pelo sistema financeiro global. O Accion Frontier Inclusion Fund - o primeiro fundo mundial de tecnologia financeira para os desatendidos - ajudará a resolver isso ", disse Michael Schlein, presidente e diretor executivo da Accion. "O Fundo apoiará companhias inovadoras que estão usando novas tecnologias para ajudar a criar um sistema financeiro que funciona para todos. Ao nos concentrarmos no impacto social e nos retornos financeiros, acreditamos que o Fundo mostra a importância de aproveitar os mercados de capitais para resolver os problemas mais desafiadores da sociedade".

"A diversidade e a qualidade dos investidores que o Fundo atraiu e o capital que eles aportaram é uma validação inequívoca da nossa tese de investimento e um sucesso para a inclusão financeira e para a indústria de investimento de impacto", disse Monica Brand Engel, sócia fundadora do Quona Capital, a empresa gestora do Fundo. "Ao identificar e apoiar os modelos de negócios mais promissores, o Fundo pode produzir um efeito de demonstração que inspire outros a buscar novas tecnologias inclusivas e a competir em comunidades tradicionalmente desatendidas".

O investidor âncora do Fundo, parceiro geral e patrocinador é a Accion, uma organização global sem fins lucrativos comprometida em criar um mundo financeiramente inclusivo que beneficie os três bilhões de pessoas financeiramente desatendidas a quem o sistema econômico formal do mundo não serve. Nos últimos nove anos, a Accion realizou mais de 30 investimentos de impacto em startups que estão encontrando novas formas de atender as necessidades financeiras dos desatendidos. O Fundo é administrado pela Quona Capital, uma empresa de risco focada em tecnologia financeira inclusiva em mercados emergentes. A equipe fundadora da Quona tem décadas de experiência como investidores e empreendedores em serviços financeiros e tecnologia nos mercados emergentes e desenvolvidos e está empenhada em atingir um impacto duradouro através de seus investimentos.

Até a data, o Accion Frontier Inclusion Fund investiu em:

Konfio, que utiliza uma análise de dados única e uma plataforma on-line para fornecer empréstimos de capital de giro acessíveis a microempresas no México Creditas, fornecedora inovadora de soluções seguras de crédito imobiliário e residencial para a classe média emergente no Brasil Coins, uma plataforma de pagamentos móveis que aproveita o blockchain para fornecer um conjunto abrangente de serviços para consumidores de baixa renda nas Filipinas NeoGrowth, a primeira empresa a oferecer cartões e outros financiamentos de pagamentos eletrônicos a PMEs na Índia Yoco, um ponto de venda móvel e solução de serviço de valor agregado para micro e pequenos comerciantes na África, para ajudar a expandir o ambiente de aceitação de pagamentos digitais Invoinet, uma plataforma de faturamento reverso para pequenas e médias empresas na Argentina e no Brasil Eseye, um provedor de serviços globais de Internet das Coisas que permite o financiamento de ativos em tempo real e o acesso a serviços públicos pré-pagos para consumidores desatendidos em mercados emergentes IndiaMART, a maior plataforma de negociação e listagem de B2B da Índia para as PMEs, que está fazendo uma forte incursão em integrar soluções de pagamento e financeiras CreditMantri, uma plataforma de consultoria de crédito na Índia, utilizando dados tradicionais e alternativos para oferecer aos consumidores perfis de crédito aprimorados e acesso a melhores opções de crédito A lista é dinâmica e crescente. O Fundo planeja anunciar investimentos adicionais em companhias inovadoras que expandam a qualidade e a disponibilidade de serviços financeiros em mercados emergentes.

Os investidores do Fundo incluem Accion; AXA Impact Fund; Blue Haven Initiative; Calvert Equity Portfolio; the Dalio Foundation; FMO (Nederlandse Financierings-Maatschappij voor Ontwikkelingslanden); Heifer Foundation; IDP Foundation, Inc.; IFC (International Finance Corporation), membro do Banco Mundial; JPMorgan Chase & Co.; The Lemelson Foundation; Mastercard; MetLife; PG Impact Investments; Private Market Impact Fund; Prudential Financial, Inc.; Quona Capital; The Sandy River Charitable Foundation; Skopos Impact Fund; TIAA Investments, afiliada da Nuveen; Triodos Fair Share Fund e Triodos Microfinance Fund, fundos administrados pela Triodos Investment Management; Wallace Global Fund; e William A. Gee.

Sobre Accion Frontier Inclusion Fund e Quona Capital

O Accion Frontier Inclusion Fund, administrado pela Quona Capital, é o primeiro fundo global de tecnologia financeira para pessoas desatendidas, que investe em empresas inovadoras de tecnologia e serviços financeiros que promovem inclusão financeira para os três bilhões de pessoas em todo o mundo que não recebem serviços financeiros. A Quona Capital é uma empresa de risco de crescimento inicial, focada em tecnologia financeira para consumidores e empresas desatendidos em mercados emergentes. O fundo é patrocinado pela Accion, um líder global em finanças inclusivas com uma rica história de investimento de impacto duplo, onde seus investimentos criam retornos econômicos e sociais positivos. Para mais informações, confira http://www.quona.com e http://www.accion.org/frontier .

Contatos de imprensa:

Katie Mounts

kmounts@accion.org

+1 202.280.5859

Allison Steitz

allison@quona.com

+1 858.216.5709

Logo - http://mma.prnewswire.com/media/474351/Accion_Frontier_Inclusion_Fund_Logo.jpg

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/o-primeiro-fundo-global-de-tecnologia-financeira-para-os-desatendidos-fecha-com-us141-milhoes-em-contribuicoes-de-capital-300418158.html

FONTE Accion

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos