IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Goma acácia: um importante papel social, econômico e ambiental para os países do sul do Sahel

Alland & Robert

14/03/2017 07h00

PARIS, 14 de março de 2017 /PRNewswire/ -- A árvore acácia está entre um dos recursos mais promissores da África. Ela produz a goma do mesmo nome: goma acácia, que geralmente encontramos nos produtos de nossa vida cotidiana. O foco está voltado à goma acácia (também conhecido como goma arábica), um recurso natural que oferece muitos benefícios.

Para ver o comunicado de imprensa de multimídia, clique aqui:

https://www.multivu.com/players/uk/8051551-acacia-gum-southern-sahel-countries/

A goma acácia tem sido usada desde 2650 a.C., na época do antigo Egito, quando era usada para fabricar bandagens para as múmias[1] e para comida. Sua área de produção se espalha por todo "cinturão da goma", estendendo-se do Senegal à Eritreia, em áreas secas e semiáridas do sul do Saara.

A goma acácia é um maravilhoso recurso econômico para as populações pobres do Sahel. Nesses territórios, cerca de três milhões de pessoas podem viver suas vidas graças à colheita de goma acácia[2]. As árvores acácias também representam um grande trunfo para as comunidades agricultoras e locais, pois elas podem ambientar-se perfeitamente em áreas secas e desérticas.

Além do seu interesse econômico para as populações locais mais pobres, a colheita da goma acácia tem um impacto muito positivo na proteção ambiental. As árvores acácias nutrem o solo pela fixação do nitrogênio e restauram sua fertilidade. Elas oferecem abrigo e sombra para agricultores e animais, além de produzir a goma acácia. Estas árvores são um recurso sustentável, sua colheita aumenta a produtividade dos outros cultivos e impede a desertificação.

As árvores acácias também protegem a biodiversidade local: além de fornecer forragem para o gado, as acácias são uma verdadeira casa para várias espécies de pássaros. O sistema radicular das acácias consegue alcançar o lençol freático, evitando a degradação do solo[3]. As acácias são capazes de reter a água disponível, mesmo das profundezas remotas. O tapete de grama formado pelos arbustos impede o escoamento das águas e contribui para a reconstrução dos lençóis freáticos. Em períodos de seca, quando a água se esgota, as acácias fornecem o abastecimento de água muito necessário para a vida selvagem e espécies domésticas[4].

Além da goma acácia[5] ser totalmente natural, é interessante saber que a colheita também é 100% natural. A colheita da goma acácia não pode ser mecanizada. A goma acácia fornecida pela empresa Alland & Robert, uma das principais fornecedoras mundiais e conhecida pelos maiores grupos empresariais de alimentos, é orgânica, sem OGM e asseguradamente sem nenhum pesticida[6]. A Alland & Robert está envolvida na África, com uma política de responsabilidade social, ambiental e econômica.

--------------------------------------------------

1. http://revuelespritlibre.org/e414-les-gommiers-du-soudan-sur-lechiquier-mondial

2. http://www.yves-rocher.fr/control/com/fr/l-herbier-digital/l-acacia-du-senegal

3. http://apac-isabey.asso-web.com/actualite-22-parlons-du-pourquoi-de-lacacia-dans-notre-association.html

4. http://www.fao.org/docrep/v5360f/v5360f07.htm

5. http://www.hotelseconews.com/La-gomme-d-acacia-un-produit.html

6. http://www.neoplanete.fr/podcast/lacacia-ca-degomme-gomme-arabique/ [ http://www.neoplanete.fr/podcast/lacacia-ca-degomme-gomme-arabique ]

(Foto: http://mma.prnewswire.com/media/473400/Acacia_Gum.jpg )

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/goma-acacia-um-importante-papel-social-economico-e-ambiental-para-os-paises-do-sul-do-sahel-300423016.html

FONTE Alland & Robert