IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Stephen McCaffrey, pioneiro no Direito Internacional da Água, ganha o Stockholm Water Prize de 2017

Stockholm International Water Institute

22/03/2017 06h00

ESTOCOLMO, 22 de Março de 2017 /PRNewswire/ -- Stephen McCaffrey, Professor Honorário de Direito da Escola de Direito McGeorge da Universidade do Pacífico, em Sacramento na Califórnia, é a mais respeitada autoridade em Direito Internacional da Água. O seu trabalho continua a influenciar académicos, profissionais do direito e decisores políticos e a contribuir para uma gestão sustentável e sem conflitos dos recursos hídricos transfonteiriços.

Ao receber a notícia do prémio, o Prof. McCaffrey afimou que: "A notícia sobre a atribuição do Stockholm Water Prize tirou-me fôlego. Sinto-me profundamente honrado e emocionado por ter sido selecionado para esse prestigioso prémio. Mas, uma pessoa também depende de outras e por isso estou muito agradecido a todos que abriram o caminho para mim".

Na sua citação, o Comité de Nomeação do Stockholm Water Prize reconhece "a liderança pioneira e o conhecimento jurídico no direito internacional da água do Prof. McCaffrey, considerando que ele deu uma contribuição exclusiva em três áreas específicas: através do seu trabalho de referência na negociação do tratado; dos seus principais trabalhos académicos, incluindo seu livro The Law of International Watercourses (Direito dos Cursos de Água Internacionais) e sua liderança em consultoria legal especializada, sábios conselhos, treinamento e facilitação de complexas negociações entre grande variedade de grupos de interesse".  

O Professor McCaffrey tem sido conselheiro jurídico dos países em várias negociações relativas a cursos de água internacionais. Os casos incluem cursos de água em África, Ásia, Europa e América Latina. Apesar de ter experienciado em primeira mão o potencial conflito em redor de recursos hídricos partilhados, ele continua a ser um optimista e aponta para estudos que mostraram que a água transfronteiriça é geralmente um catalisador para a cooperação e não para o conflito.

"Não acredito que alguém que estude, pesquise ou trabalhe no campo em termos de gestão de águas transfronteiriças, direito da água ou diplomacia não esteja ciente da contribuição do Professor McCaffrey para a elaboração conceptual e prática de muitos dos conceitos e princípios legais, os quais nós agora damos como garantidos", disse o Diretor Executivo do Stockholm International Water Institute (SIWI), Torgny Holmgren.

A Sua Majestade, o Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, Patrono do Stockholm Water Prize, entregará o prémio a Stephen McCaffrey numa cerimónia real de entrega do prémio a 30 de Agosto, durante a World Water Week de 2017, em Estocolmo.

Nota para os editores: 

Para mais informações sobre o vencedor:  http://www.siwi.org/swp2017 Facebook:  https://www.facebook.com/SIWImedia Twitter:  https://twitter.com/siwi_water  hashtag:  #StockholmWaterPrize INFORMAÇõES PARA A IMPRENSA

Rowena Barber, SIWI, +46-8-1213-6039

rowena.barber@siwi.org

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/stephen-mccaffrey-pioneiro-no-direito-internacional-da-agua-ganha-o-stockholm-water-prize-de-2017-300426094.html

FONTE Stockholm International Water Institute