Coleção de relógios de Philippe Stern vence o prêmio Europa Nostra 2017

Europa Nostra

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

HAIA, Países Baixos, 5 de abril de 2017 /PRNewswire/ -- A coleção de relógios de Philippe Stern, de Genebra, venceu o prêmio Europa Nostra 2017 na categoria "Pesquisa". O anúncio ao público foi feito hoje pela Europa Nostra, a principal organização de patrimônio da Europa. O prêmio Europa Nostra é concedido a conquistas importantes de países europeus que não participam do programa Europa Criativa da UE. Essa premiada conquista da Suíça será homenageada – junto com os vencedores do Prêmio da União Europeia para o Patrimônio Cultural/Prêmio Europa Nostra deste ano – em uma cerimônia que será realizada no dia 15 de maio, na cidade histórica de Turku, Finlândia. Plácido Domingo, famoso cantor de ópera e presidente do Europa Nostra, organizará a cerimônia do Prêmio para o Patrimônio ao lado de Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto.

Há mais de 40 anos, Philippe Stern coleciona uma gama de relógios europeus que, agora, compõem uma das maiores e mais importantes coleções desse tipo no mundo. Em 2001, um antigo desejo de abrir um museu para abrigar a coleção foi realizado com a inauguração do Museu Patek Philippe em Genebra. Esse museu privado, de propriedade familiar, está aberto ao público e busca explicar aos seus visitantes as tradições de relojoaria da Europa. "Ao abrir esse museu, Philippe Stern compartilhou sua coleção particular com o público e disponibilizou conhecimentos para um público mais amplo. Na era digital, a coleção, o museu e as publicações de alta qualidade são registros preciosos da evolução dessa tecnologia", afirmaram os jurados do prêmio.

A coleção de Philippe Stern conta com aproximadamente 1.200 relógios de toda a Europa. A maioria das peças é da Suíça, mas muitas são originárias da França, Inglaterra, Áustria e Países Baixos, entre outros países. Dessa forma, a habilidade de toda a Europa é representada e celebrada no museu. O júri gostou desse aspecto do projeto e observou que "a coleção engloba os relógios mais valiosos, característicos e incríveis dos centros de relojoaria da Europa".

A aquisição de cada relógio foi seguida de uma pesquisa detalhada. O objetivo da pesquisa era descobrir o progresso das inovações na fabricação de relógios e como essas inovações refletiam os avanços científicos e sociais da época. O objetivo desse esforço era publicar um catálogo descrevendo a coleção nesse contexto histórico e apresentá-la a um público mais amplo de especialistas e admiradores.

O catálogo é o resultado de uma grande pesquisa dedicada e detalhada, realizada por Philippe Stern, presidente da Patek Philippe, e compilada pelo Dr. Peter Friess, diretor e curador do Museu Patek Philippe e autor da publicação. O catálogo detalha de maneira perfeita os aspectos de cada relógio. Alguns relógios são menos importantes devido ao seu mecanismo relativamente simples, mas outros detalhes, como revestimento, pintura ou trabalho em metal, são incríveis. A aquisição de cada peça da coleção de Philippe Stern foi seguida de uma pesquisa sobre esses detalhes. Todos os relógios foram fotografados utilizando uma técnica especialmente desenvolvida para deixar visível todas as suas peças, tanto internas como externas, o que enriqueceu muito o estudo da relojoaria.

Os vencedores do Prêmio da UE para o Patrimônio Cultural/Prêmio Europa Nostra 2017 , concedidos a projetos de países europeus que participam do programa Europa Criativa da UE, também foram anunciados hoje.

A cerimônia do Prêmio para o Patrimônio Cultural ocorrerá no fim da tarde do dia 15 de maio, na Igreja de São Miguel, em Turku. Cerca de 1.200 pessoas, entre elas profissionais do setor de patrimônio, voluntários e apoiadores de toda a Europa, participarão do evento. Os vencedores apresentarão um modelo de suas conquistas relativas a patrimônio durante a Feira de Excelência, no dia 14 de maio, no Sigyn Hall do Conservatório de Música de Turku, e participarão de vários eventos no Congresso Europeu do Patrimônio Cultural em Turku (de 11 a 15 de maio). Organizado pela Europa Nostra, o congresso proporcionará uma plataforma inspiradora de rede de contatos e discutirá os mais recentes desenvolvimentos europeus relativos a patrimônio, com foco especial no Ano Europeu do Patrimônio Cultural 2018.

Informações adicionais 

A Europa Nostra é a federação pan-europeia de ONGs de patrimônio cultural, que também recebe o apoio de uma ampla rede de órgãos públicos, empresas privadas e indivíduos. A organização engloba mais de 40 países da Europa e representa a sociedade civil comprometida em proteger e promover o patrimônio cultural e natural da Europa. Fundada em 1963, hoje ela é reconhecida como a rede de patrimônio mais representativa da Europa. Plácido Domingo, cantor de ópera e maestro famoso no mundo todo, é o presidente da organização.

A Europa Nostra faz campanhas para salvar os monumentos, lugares e paisagens ameaçados da Europa, principalmente por meio do programa "Os 7 monumentos mais ameaçados". A organização celebra a excelência por meio do Prêmio da UE para o Patrimônio Cultural/Prêmio Europa Nostra. Ela também contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relativas a patrimônio, por meio de um diálogo estruturado com instituições europeias e a coordenação da Aliança do Patrimônio Europeu 3.3.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES 

Sobre os projetos vencedores: 

informações e comentários dos jurados ,

fotos em alta resolução e vídeos  

Twitter: @europanostra    

http://www.patekmuseum.com

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/colecao-de-relogios-de-philippe-stern-vence-o-premio-europa-nostra-2017-300435359.html

FONTE Europa Nostra

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos