Os robôs têm inteligência emocional?

Microsoft Latinoamérica

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

FORT LAUDERDALE, Florida, Maio 4, 2017 /PRNewswire/ -- Inteligência Artificial é o elemento central em uma nova era de inovação em que os computadores podem ser treinados para executar tarefas automaticamente e a tecnologia é mais intuitiva, conversacional e inteligente. Esta era é liderada pela combinação de um poder de computação quase ilimitado na nuvem, a digitalização de nosso mundo e o progresso na forma como os computadores usam essa informação para aprender e raciocinar como muitas pessoas.

Para a Microsoft, a Inteligência Artificial deve ser acessível a todos – usuários, desenvolvedores, empresas ou qualquer outro grupo – para que possam aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Temos a ambição de democratizar a IA, e isso está enraizado na pesquisa e na experiência de entregar aplicações do mundo real a milhões de usuários. Atualmente, nos encontramos no início de uma era em que os computadores podem falar como "seres humanos" e os seres humanos podem falar com computadores, e isso é conhecido como IA conversacional.

Para nós, a IA conversacional tem dois lados: o da conclusão da tarefa ou da produtividade e o lado emocional ou social. E nós precisamos dos dois para realmente realizar a promessa da IA. A Microsoft também tem uma estratégia de longo prazo para o lado social, que trata de agentes como a Cortana não só ter QI, mas também apresentar algum tipo de IE (Inteligência Emocional).

Cortana é a agente principal da Microsoft. Até agora, 12 bilhões de pedidos e perguntas foram feitos à Cortana, e há mais de 133 milhões de usuários ativos. Com o passar do tempo, ela se tornou mais inteligente, conhece seus usuários, o mundo e, além disso, compreende seus usuários e o mundo que os rodeia e é capaz de colocar todas essas informações em contexto em todos os seus dispositivos. "Inteligência Emocional" para ajudá-lo com o seu dia é a Cortana.

Mas a Cortana não está sozinha. A Microsoft já tem uma longa trajetória na criação de IA conversacional, conhecida como chatbots. Essa jornada começou em 2014 na China com a XiaoIce . Ela tem mais de 40 milhões de usuários e uma média de 23 turnos de conversa por sessão com os usuários. Xiaolce é a primeira caixa de chat de IA com um trabalho real de transmissão de TV no canal de TV Dragon, um dos maiores de Xangai. Se você abrir um bate-papo com ela, poderá ter uma longa conversa; Xiaolce é uma conversadora sofisticada, com uma personalidade distinta.

Ela pode se referir a fatos específicos sobre temas como celebridades, esportes ou finanças, mas também tem empatia e senso de humor. Através da análise do sentimento, ela pode adaptar suas frases e respostas com base em pistas positivas ou negativas de seu correspondente humano. Pode contar piadas, recitar poesia, compartilhar histórias, relatar os números vencedores da loteria e muito mais. Para conseguir isso, e fazê-la soar natural e humana, a equipe indexou mais de 7 milhões de conversas públicas que ocorreram na internet, e o resultado foi uma companheira de bate-papo que pode brincar como uma amiga faria.

Graças ao sucesso da XiaoIce, em julho de 2015 a Microsoft lançou a Rinna no Japão, e ela já manteve conversas regulares com 20% da população do país. Além disso, no final de 2016, lançamos a Zo, outro bot social conversacional que construído com a tecnologia que dá vida a XiaoIce e Rinna. Zo falou com mais de 100.000 pessoas nos Estados Unidos, e mais de 5.000 usuários tiveram uma conversa com ela que durou mais de uma hora. Ela detém o interessante recorde da mais longa conversa de chatbot da Microsoft: 1.229 turnos, com duração de 9 horas e 53 minutos. Você pode saber mais sobre a Zo e interagir com ela, clicando neste link .

Para prosseguir com o nosso objetivo de democratizar a IA, queremos reunir os recursos desses bots e torná-los disponíveis para todos os desenvolvedores em formato API e, ao fazê-lo, construir uma plataforma para que outros possam integrar inteligência em seus produtos e serviços. Com o uso do Bot Framework da Microsoft, hoje mais de 77.000 desenvolvedores registraram bots e uma ampla gama de clientes e organizações – como o Bank of Kochi, a Rockwell Automation e o Departamento de Serviços Humanos da Austrália – já começaram a aproveitar essa tecnologia a fim de transformar suas empresas através de canais como Facebook Messenger, Office 365, texto e SMS, Skype e Kik.

Aprendemos como nossos clientes usam os serviços em nuvem para criar bots avançados que lhes permitem aprimorar seus processos e servir melhor seus clientes – como os casos mencionados acima – por meio de bots recepcionistas, robôs que automatizam a linha de produção e bots que melhoram suas relações com o cliente. Nossa visão para o Bot Framework e nossas ofertas de desenvolvimento não existem apenas para facilitar o início da criação de bots, mas também para colocar esses cenários futuristas ao alcance das pessoas.

Na Microsoft, acreditamos que a tecnologia de ponta é criada pela constante experimentação, pela exploração destemida e pelo compromisso com a inovação a longo prazo. Vamos ampliar as fronteiras da IA e aprender mais sobre ela ao longo do caminho, a fim de compartilhar essas lições com a indústria, os usuários e os desenvolvedores para que possamos democratizá-la e acelerar seus benefícios para a sociedade.

Fabio Scopeta é Diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft América Latina.

Sobre a Microsoft

Microsoft (Nasdaq "MSFT" @microsoft) é a empresa líder de plataforma e produtividade para o mundo onde a mobilidade e a nuvem vêm em primeiro lugar, e sua missão é impulsionar cada pessoa e cada organização no planeta a conseguir mais.

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/os-robos-tem-inteligencia-emocional-300451774.html

FONTE Microsoft Latinoamérica

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos