Sumitomo Corporation participa de negócios de concessão de água no Brasil

Sumitomo Corporation

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

NOVA YORK, 10 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- A Sumitomo Corporation (sede: Chuo-ku, Tóquio; presidente e CEO: Kuniharu Nakamura; doravante "Sumitomo") anunciou hoje que está investindo em conjunto com a Brookfield Business Partners L.P. (*1) e clientes institucionais da Brookfield Asset Management (*2) em 70% do controle acionário em 26 empresas de projetos envolvidos em serviços de água e esgoto, e tratamento de água industrial de propriedade de Odebrecht Ambiental ("OA") (*3). A OA é a maior empresa privada de distribuição, coleção e tratamento de água no Brasil. A Sumitomo investirá aproximadamente US$250 milhões, o que representa uma participação de 14% nas 26 empresas do projeto.

No Brasil, apenas 83% da população tem acesso aos serviços de utilidade pública de água, e apenas 50% tem acesso aos serviços de esgoto (referência: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Brasil, 2015). Ao mesmo tempo, a perda da rede de abastecimento de água relacionada a vazamentos está se tornando um problema crítico que requer melhorias urgentes. Atualmente, 90% dos serviços de água e esgoto são administrados por governos locais. Porém, o governo brasileiro adotou uma política de introduzir mais companhias privadas através de concessões (*4) para a melhoria da situação.

A OA fornece atualmente serviços de abastecimento de água, serviços de esgoto e tratamento de água industrial para aproximadamente 17 milhões de pessoas em 100 municípios de 12 estados no Brasil. A Sumitomo, juntamente com a Tokyo Suido Service Co., Ltd. e a Tokyo Metropolitan Sewerage Service Corporation (ligadas ao Governo Metropolitano de Tóquio), realizou várias pesquisas no local e identificou oportunidades para a melhoria dos serviços de água e esgoto no Brasil através da introdução das melhores práticas de serviços públicos de água e esgoto aplicadas no Japão, juntamente com tecnologias avançadas desenvolvidas por fabricantes japoneses. Conjuntamente contribuirão para a expansão da cobertura de água e esgoto e para o aperfeiçoamento da qualidade operacional. A Sumitomo planeja utilizar o know-how e a experiência que acumulou através de vários projetos de infraestrutura de água, como o Sutton & East Surrey Water na Inglaterra, no qual a Sumitomo tem 50% de participação, e um projeto de tratamento de esgoto na China, etc. Além disso, a Sumitomo disponibilizará para o projeto os conhecimentos de vários especialistas em água e esgoto durante a operação de longo prazo.

Uma das políticas estratégicas da Sumitomo consiste em construir e investir em infraestrutura de água, como em sistemas de abastecimento de água e instalações de tratamento de esgoto e dessalinização de água, ajudando assim a melhorar os padrões de vida ao redor do mundo. A Sumitomo pretende continuar sua estratégia para desempenhar um importante papel na infraestrutura da água, utilizando sua força corporativa integrada para contribuir para o abastecimento estável e para a solução dos problemas globais de água.

A Sumitomo visa aprofundar ainda mais seu envolvimento neste projeto e concretizará sua visão de se beneficiar de seu know-how e experiência para desenvolver a infraestrutura de água em todo o mundo.

(*1) https://bbu.brookfield.com/en

(*2) https://bam.brookfield.com/en

(*3) http://www.odebrechtambiental.com/en/

(*4) Negócios de concessão: Parcerias entre o setor público e principalmente empresas privadas, onde estas operam, mantêm e realizam exclusivamente o desenvolvimento de infraestruturas (portos, distribuição de água, estacionamentos, estradas com pedágio) ou fornecem serviços de interesse econômico geral (energia, distribuição de água e eliminação de lixo), estabelecendo uma empresa com propósito específico para assumir a gestão.

FONTE Sumitomo Corporation

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos